CGE realiza primeira reunião da Rede de Fomento ao Controle Social de 2017

23 de Fevereiro de 2017

Na ocasião, foi apresentado aos presentes o estágio de desenvolvimento em que se encontra o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

Com o objetivo de integrar e aperfeiçoar os serviços das Ouvidorias e os Serviços de Informação ao Cidadão do Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a primeira reunião da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado de 2017. Na ocasião, foi apresentado o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão e seu processo de construção, que conta com a participação ativa dos ouvidores setoriais e de outros profissionais da área de controle social.

“Com a realização de mais uma reunião da Rede de Fomento ao Controle Social, a primeira de 2017, nós reforçamos a necessidade dos ouvidores e responsáveis pelos Serviços de Informação ao Cidadão do Estado estarem sempre compartilhando informações e até mesmo experiências vivenciadas. Hoje, a Rede de Controle Social do Estado é um exemplo a ser seguido não só por outros órgãos, mas também por outros Estados. Com isso, nós temos uma responsabilidade muito grande de estar sempre evoluindo nesse processo”, frisou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, sobre a importância dos encontros bimestrais da rede.

Iniciando as atividades da reunião, o gerente de projetos da Caiena Desenvolvimento e Tecnologia, Nilson Oliveira, apresentou o processo de desenvolvimento do projeto e aplicou uma pesquisa qualitativa que subsidiará o desenvolvimento da ferramenta. “É muito enriquecedor para nós, que estamos desenvolvendo o sistema, ouvir as histórias vivenciadas e as experiências obtidas pelos membros da rede de Fomento ao Controle Social, pois assim nós poderemos criar um sistema mais próximo das necessidades do cidadão”, destacou o gerente de projetos.

A pesquisa, feita de forma online e ainda durante a reunião, teve como objetivo extrair conteúdo das experiências vivenciadas pelos membros da rede, enriquecendo o processo de construção do sistema, que visa fornecer ao cidadão uma ferramenta mais completa e que atenda as expectativas e necessidades dos cidadão.

Ainda durante a reunião, a orientadora da Célula de Acesso à Informação da CGE, Larisse Moreira, apresentou o Projeto de Educação à Distância, que está sendo desenvolvido pela CGE, em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, por meio de financiamento do Banco Mundial. O projeto visa oferecer um curso na modalidade EAD, com o objetivo de capacitar a população cearense para o desenvolvimento da consciência cidadã e disseminar o conhecimento sobre Controle Social.

Encerrando o encontro, o orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, apresentou detalhes da Avaliação de Desempenho de 2016 das Ouvidorias Setoriais. Durante o mês de janeiro, uma equipe de técnicos da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social da CGE visitou cada uma das setoriais fazendo uma avaliação de estrutura e espaço físico.

Sistema de Relacionamento Público com o Cidadão

Para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão será realizada, nesta quinta-feira (23), a oficina “Das pessoas aos processos”, que marca o início das atividades do quarto ciclo de trabalhos do projeto. O objetivo da reunião é envolver os participantes em atividades de mapeamento e validação de processos a serem implantados no sistema.

22.02.2017

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Géssica Saraiva – Assessora de Comunicação ( gessica.saraiva@cge.ce.gov.br )
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br )
Twitter: @CGECeara
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Expediente imprensa 09jan 2017-01