Carnaval: veja o funcionamento dos serviços do Estado durante o feriado

24 de fevereiro de 2017 - 15:17 # # # # #

RDSC 1472

 

Órgãos e equipamentos públicos ligados ao Governo do Ceará divulgaram antes do feriado seus regimes de plantão
Alguns serviços do Estado terão funcionamento diferenciado ao longo do período carnavalesco. Órgãos e equipamentos públicos ligados ao Governo do Ceará divulgaram antes do feriado seus regimes de plantão, horários de atendimento e também programações especiais para a população.

Doação de sangue

Para todos os municípios, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) se prepara para trabalhar com o possível aumento da demanda por transfusões sanguíneas. Serão reforçadas as coletas externas durante o feriadão para garantir o atendimento aos 427 serviços de saúde atendidos pelo órgão oficial. O Hemoce atenderá em todas as regionais, tanto nos hemocentros, quanto por meio de coletas externas nos eventos religiosos Renascer (de domingo a terça-feira) da Capital e do Cariri, além de posto fixo localizado no Instituto Doutor José Frota (IJF). As coletas também vão ocorrer nos hemocentros de Sobral e Quixadá, no sábado. Todas as unidades voltam a atender normalmente na quarta-feira, a partir de meio-dia.

Água

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante o Carnaval, a partir de sábado, para atendimentos de manutenção. As lojas de atendimento presencial estarão fechadas, retornando à normalidade apenas a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas (1º de março). Aos clientes que necessitam de contato com a  durante os feriados, a Cagece oferece serviço através da Central de Atendimento (0800.275.0195), Atendimento Virtual ou pelo Chat Online no portal da companhia – www.cagece.com.br.

Ceasa

Em Maracanaú, a Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), não funcionará na terça-feira. Contudo, nos demais dias de Carnaval, o ponto estará aberto para comercialização de hortigranjeiros. O mesmo ocorrerá na Ceasa do Cariri, em Barbalha. Já a Ceasa Ibiapaba, localizada no município de Tianguá, funcionará normalmente durante o feriado de Carnaval.

Metrofor

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos conta com período de funcionamento restrito para os próximos dias. Em Fortaleza, o Metrofor terá circulação normal de trens no sábado. Durante domingo, segunda e terça-feira, não haverá serviço. Os trabalhos retornam a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas. O Veículo Leve sobre Trihos (VLT) de Sobral segue o mesmo plantão. O VLT do Cariri encontra-se com operação suspensa, por medida de segurança.

Parque do Cocó 

No fim de semana e na terça-feira, a atividade do Arvorismo, no Parque do Cocó, funcionará normalmente. A atividade é gratuita e funciona no sábado e na terça das 8h às 12h e das 14h às 17h. No domingo, o horário é de 7h até o meio-dia.

No domingo de Carnaval, o Projeto Viva o Parque também funcionará normalmente das 7h às 12h no Parque do Cocó e no Parque Botânico, em Caucaia. O Viva o Parque oferece atividades gratuitas para adultos e crianças, unindo as famílias, dentre elas: massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais.

Dragão do Mar

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura terá os seus museus fechados durante o feriadão de Carnaval, retornando na quarta-feira, a partir das 14h.

CGD

A Controladoria Geral de Disciplina (CGD) funcionará, neste Carnaval, apenas em escala de sobreaviso para o recebimento de ocorrências envolvendo as atribuições desta Secretaria, podendo as denúncias do cidadão serem formuladas pela internet na página da Controladoria e Ouvidoria do Estado.

Em caso de alguma ocorrência envolvendo desvios de conduta de servidores dos policias civis e militares, bem como de peritos e/ou agentes penitenciários, o cidadão pode procure uma unidade policial plantonista para registrar o caso. As denúncias presenciais poderão ser realizadas normalmente a partir das 13h da quarta-feira do dia 01 de março.

24.02.2017

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de reportagem

Foto: Wiarlen Ribeiro / Governo do Ceará

Expediente imprensa 09jan 2017-01