Gestores da SDE conhecem rotas estratégicas industriais na FIEC

24 de fevereiro de 2017 - 10:16 # #

RApresentação-rotas estratégica

 

Secretário, coordenadores e gestores da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas instituições vinculadas participaram, na tarde desta quinta-feira (23), de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para apresentação do Programa de Desenvolvimento da Indústria e suas Rotas Estratégicas.

O Programa para Desenvolvimento da Indústria, desenvolvido pela Fiec, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria a partir da geração de informações estratégicas, fortalecimento de setores intensivos em tecnologia e conhecimento, bem como a reorientação de setores tradicionais, permitindo a tomada de decisões antecipadas para posicionar competitivamente a indústria cearense. Assim, atua em três frentes: prospecção de futuro para a competitividade setorial; inteligência competitiva e cooperação e ambiência para o desenvolvimento.

Parte dos resultados do programa foram apresentados pelo líder do Núcleo de Economia da Fiec, José Sampaio Filho, que destacou a importância de dados e informações identificados nas 13 Rotas com 17 setores e áreas estratégicas na indústria cearense se transformarem em políticas de governo. “Não é um só um trabalho realizado pela Fiec, uma vez que vamos precisar muito da parceria de vocês na construção desse processo. Essa sinergia em busca do desenvolvimento industrial do Estado é fundamental para o crescimento econômico”, disse.

Já o economista do Núcleo de Economia da Fiec, Guilherme Muchale, ressaltou que todos os dados e informações estão à disposição da SDE e suas vinculadas para serem aproveitados na execução de políticas econômicas.

O secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Adolfo Alves Neto, destacou que o programa vai propiciar maior interação entre as instituições e que vai ser utilizado pelo Sistema SDE como uma ferramenta de promoção de atração de investimentos, tanto nas áreas de prospecção, gestão e execução desse processo. “São informações muito importantes para efetivar de maneira ágil a atração de investimentos para o Estado, fortalecendo, ainda, o desenvolvimento das relações entre as instituições”, disse.

ROTAS: Os 17 setores e áreas priorizados como Setores Estratégicos para o Ceará foram organizados em 13 Rotas Estratégicas: água; biotecnologia; construção e minerais não metálicos; economia criativa e turismo; economia do mar; energia; indústria agroalimentar; logística; meio ambiente; eletrometalmecânico; produtos de Consumo (Couro & calçados; Confecções; Madeira & Móveis); saúde; tecnologia da informação e comunicação.

24.02.2017

24.02.2017

Paola Vasconcelos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)
paola.vasconcelos@sde.ce.gov.br
paolavcampelo@gmail.com
(85)3444.2907

 

Expediente imprensa 09jan 2017-01