Semace realiza curso de Manejo Florestal para servidores

6 de março de 2017 - 13:22 # #

RFlorestal1

Os participantes visitarão uma propriedade com Projeto Plano de Manejo Sustentável, onde coletarão dados e material botânico para um inventário florestal

 

O curso Formação em Plano de Manejo Florestal começou, nesta segunda-feira (6), para atualizar 30 servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Este é o segundo de 21 cursos que serão oferecidos, este ano, aos servidores. A programação faz parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental – Programa para Resultados (PforR), desenvolvido pelo Governo do Ceará com o Banco Mundial.

O treinamento sobre Plano de Manejo Florestal é ministrado pela engenheira agrônoma e doutora e Botânica, Karla Norye Yoshida Arns, que atua no acompanhamento, gestão e execução de projetos nas áreas de ZEE, recursos hídricos e gestão ambiental. Na primeira aula, a professora apresentou aspectos do Inventário Florestal Nacional com ênfase para o Inventário do Ceará. Tratou dos recursos florestais do Estado, quanto à extensão, à diversidade biológica e a saúde.

Além de aulas teóricas e debates, os alunos terão aulas de campo. Os participantes visitarão uma propriedade com Projeto Plano de Manejo Sustentável, onde coletarão dados e material botânico para um inventário florestal. Os alunos também farão entrevistas socioambientais e econômicas, que são uma novidade no Brasil, na técnica de elaboração deste tipo de inventário. O curso, de 80 horas de aula, segue até o dia 17.

Inventário Florestal

O Inventário Florestal Nacional do Ceará pode ser acessado em: http://www.semace.ce.gov.br/institucional/servicos-institucional/inventario-florestal-nacional-ifn/

06.03.2017

Alberto Perdigão
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov
(85) 3101-5554 – 98852-6642

Expediente imprensa 09jan 2017-01