SPD busca fomentar a criação de Compods em todos os municípios cearenses

10 de março de 2017 - 14:49 # # #

RCOMPOD-site

Atualmente, há 93 conselhos instalados e em funcionamento no Estado

Constitui-se numa das atribuições da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) a atuação em prol da implantação e fortalecimento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nas localidades cearenses. Neste âmbito, a pasta oferece orientação a gestores e comunidades sobre como criar e tornar ativo o espaço de participação social e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em cada município. Desde a sua implantação, a SPD contabiliza a formação de 25 Compods. Atualmente, o Ceará dispõe de 93 Compods. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

Para obterem informações sobre a criação de um Compod, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3238-5482.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, enfatiza a importância da instalação e fortalecimento dos Compods nos diversos municípios cearenses, lembrando que a criação dos conselhos é um indicativo do compromisso municipal com a questão das drogas e seu impacto na saúde pública da localidade.

O titular da SPD acredita que os novos gestores dos municípios cearenses que ainda não dispõem de Compod buscarão a formação do colegiado de assessoramento sobre políticas sobre drogas, considerando o grande interesse e o impacto social.

Quando ativos, os Compods realizam reuniões periódicas com participação ampla da comunidade e desenvolvem programa de atividades que articulam-se com políticas afins e acompanham as ações nos eixos da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção socioprofissional previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

10.03.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sogre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Expediente imprensa 09jan 2017-01