16 de março de 2017 - 17:46 # # #

banner doe sangue hemoce mar2017 site

A doação de sangue é um dos atos de solidariedade que mais ajuda a salvar vidas. Com apenas uma bolsa de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas que precisam da transfusão de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, é o hemocentro responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 427 unidades de saúde do Estado.

Para atender as demandas, o Hemoce conta com a solidariedade da população cearense. Por dia, cerca de 300 pessoas passam pelos postos de coleta do Hemoce no Ceará. São voluntários que dedicam alguns minutos do dia para ajudar ao próximo. “Eu sempre tive vontade de doar sangue e aos 16 anos tive a primeira oportunidade quando o Hemoce esteve na minha escola. É um ato nobre que procuro manter com regularidade já fiz quatro doações e vou continuar aumentando esse número”, afirma a estudante Nathália Batista, 17 anos.

banner doe sangue hemoce mar2017 site002Os jovens a partir dos 16 anos de idade podem doar sangue mediante autorização dos pais ou responsável legal. O Hemoce disponibiliza o Termo de Consentimento para ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal. Deve ainda ser anexando a cópia do documento oficial com foto do representante. O termo de consentimento pode ser encontrado no site do Hemoce (clique aqui).

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 kg pode se candidatar ao processo da doação em um dos postos de coleta do Hemoce. Todo o processo leva em média de 40 a 50 minutos e não traz dano ao doador. A coleta é feita por profissionais especializados e todo o material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o voluntário passa por uma avaliação clínica antes de doar, onde são avaliadas suas condições físicas e comportamentais.

A coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, destaca que todos os tipos sanguíneos são necessários. “Para manter o estoque regular é necessário ter bolsas de sangue de diferentes tipos sanguíneos, mas os tipos: O positivo e negativo e A positivo, são os mais comuns na população cearense”, afirma Nágela.

Em Fortaleza, o Hemoce funciona na Av. José Bastos 3390, no bairro Rodolfo Teófilo, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min, aos sábados, das 8 às 16 horas, e aos domingos, das 8 às 13 horas. Além da sede do hemocentro, existe o posto de coleta de sangue no Instituto Dr. José Frota, localizado na Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro.

16.03.2017

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101-2308

Expediente imprensa 09jan 2017-01