Dragão do Mar encerra, nesta segunda-feira (20), chamamento público para Maloca Dragão 2017

16 de março de 2017 - 17:20 # # #

maloca g

Iniciado no último dia 6 de março, as inscrições para o chamamento público é gratuito e on-line. Podem ser inscritos projetos artísticos e profissionais da área de produção

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura encerra, nesta segunda-feira (20), as inscrições no chamamento público para o festival Maloca Dragão 2017. Gratuitas, as inscrições estão abertas para projetos artísticos em Teatro, Música, Dança, Circo, Literatura, Arte Urbana e Culturas Populares. Também podem se inscrever produtores culturais, técnicos de iluminação, som, cenotecnia e roadies. A quarta edição do Maloca Dragão será realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Em 2016, mais de cem atrações, entre espetáculos cênicos e musicais, se apresentaram em oito espaços do Festival. Cerca de 60% da programação foi composta por trabalhos selecionados do banco de dados de programação formado a partir de chamamento público. No total, foram 323 projetos inéditos inscritos para o festival, no ano passado, dos quais foram selecionados 75, sendo 53 em música, 10 em Teatro, 01 em Circo, 06 em Literatura e 05 em Dança.

Muitos dos inscritos não selecionados nesta etapa, porém, foram convidados para programas diversos do Dragão do Mar, tais como Praça do Rock, Pôr do Som, Dragão Blues e Fuxico no Dragão. Também neste ano, o banco de projetos formado com o chamamento alimentará essa programação.

Projetos artísticos

Podem ser inscritos no chamamento da Maloca Dragão 2017 projetos artísticos de Teatro, Música, Dança, Circo, Literatura, Arte Urbana e Culturas Populares. É importante salientar que o chamamento para a Maloca Dragão não é um edital, mas um meio usado para mapear e formar um banco de projetos artísticos de todo o Estado, subsidiando assim o trabalho da curadoria do festival.

Os selecionados vão compor uma parte da programação da Maloca Dragão, que também terá artistas e grupos convidados. Os proponentes dos projetos escolhidos serão contatados previamente pela produção do festival, uma vez que a divulgação pública só se dará com a veiculação da programação completa da Maloca, no site do festival.

Produção cultural

Novidade neste ano, o chamamento contemplará também produtores culturais, técnicos de iluminação, som, cenotecnia e roadies, que formarão um banco de dados de profissionais que poderão ser convidados a trabalhar na Maloca Dragão 2017 e em demais ações culturais do Centro Dragão do Mar.

Os inscritos receberão qualificação gratuita através do Lab Maloca, curso de formação realizado pelo Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Ceará, ligada ao Instituto Dragão do Mar. No dia 23 de fevereiro, Dragão e Porto realizaram um encontro aberto para escuta das demandas formativas e elaboração da grade dos cursos a serem ofertados em abril próximo.

Segundo o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, a reciclagem do conhecimento dos profissionais técnicos da Maloca foi iniciada já em 2016, com cursos gratuitos nas áreas de Produção, Técnicas de Sonorização, Iluminação, Montagem Sub (Subs), Técnicas de Mixagem e Roadies, mas a experiência com a oferta de vagas visa tornar ainda mais democrático o processo de contratação da força de trabalho do festival, além de estimular o interesse por essas áreas que, com a expansão do mercado cultural e de entretenimento, tornam-se cada vez mais promissoras como geradoras de emprego e renda.

Inscrições

As inscrições no Chamamento da Maloca Dragão 2017 devem ser feitas exclusivamente no endereço eletrônico http://malocadragao.com.br/, onde também poderá ser acessado um passo a passo da inscrição.

Entretanto, para efetivar a inscrição e ter acesso ao formulário on-line, o interessado deverá, primeiramente, se cadastrar no Mapa Cultural do Ceará (http://mapa.cultura.ce.gov.br), plataforma digital que integra uma rede de agentes culturais do nosso Estado.

Entre os inúmeros benefícios gerados, a participação no Mapa proporciona ao agente cultural a visibilidade aos seus trabalhos, formação de networking, o acompanhamento da agenda cultural e a consulta a outros projetos culturais.

Nos dias 14 e 16 de março, foram realizadas oficinas de tira-dúvidas, no Auditório do Dragão, para as pessoas com dificuldade em concluir o processo de inscrição. Segue disponível, no entanto, o e-mail inscricoesmalocadragao@gmail.com , para qualquer questionamento.

A Maloca Dragão

A Maloca Dragão celebra o aniversário do Dragão do Mar que, em abril de 2017, completa 18 anos a serviço da democratização do acesso à arte e à cultura. Além de marcar os anos de história do Dragão, esse grande festival de artes integradas festeja a efervescência da produção artística cearense, realizando uma mostra de lançamentos e estreias de várias linguagens artísticas, seja de novos artistas e grupos, seja de artistas já conhecidos com novos projetos, como também atrações nacionais e internacionais.

Chegando à quarta edição, a Maloca Dragão já se firmou no calendário cultural como o maior festival de artes integradas do Ceará. No ano passado, o festival recebeu mais de 169 mil pessoas, em quatro dias de programação.

SERVIÇO

Inscrições para Maloca Dragão 2017

Período: até 20 de março de 2017
Inscrições no site: http://malocadragao.com.br/Inscrições gratuitas
Dúvidas: inscricoesmalocadragao@gmail.com
16.03.2017

Luar Maria Brandão
Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar
Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081

Expediente imprensa 09jan 2017-01