Hospital Albert Sabin inicia oficinas do projeto Tecendo com Afeto

16 de março de 2017 - 16:40 # # #

banner site cuidadora HIAS
As mães e cuidadoras dos pacientes do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, participaram na quarta-feira (15) da primeira oficina do Projeto Tecendo Com Afeto. “Nós viemos com uma proposta de trazer um suporte emocional para que elas possam compreender os seus papéis na relação com os filhos”, disse a psicóloga Sabrina Colares, primeira a se reunir com o grupo de mães.

O encontro começou às 15 horas, na nova Cidade da Criança, um dos projetos de humanização do Albert Sabin. Inicialmente, as cuidadoras participaram de diversas atividades dinâmicas para ajudá-las a se expressar e falar um pouco dos próprios sentimentos. “A afetividade perpassa todas as relações. E o momento que elas estão vivenciando é extremamente delicado, então, o que tentamos fazer foi resgatar essa afetividade no sentido da expressão das emoções”, explicou Sabrina.

As mães cantaram, falaram sobre sonhos, expectativas, esperança, gratidão. Falaram sobre as atividades que deixaram para trás e sobre os planos para os filhos e o futuro. “Um momento assim ajuda, porque a gente fica muito tensa. Apesar de meu filho já ter feito várias cirurgias, passado por várias internações, em todas, a gente fica nervosa com o que pode acontecer. Um momento desses é muito bom para a gente relaxar, tirar mais o foco da doença e se acalmar. E até para conhecer as outras mães”, disse a mãe e cuidadora Francisca Giselda Freitas da Cruz.

Giselda, é mãe do pequeno Everton, de seis anos. “Ele faz tratamento aqui desde que nasceu. Hoje ele está internado para fazer mais uma cirurgia”, falou, ressaltando que Everton, mesmo após a cirurgia, não tem previsão de alta. Após o momento com a psicóloga, as mães puderam conhecer o designer e estilista que vai trabalhar com elas nos primeiros encontros, o primeiro item a ser confeccionados por elas será uma boneca.

16.03.2017

Assessora de Comunicação do Hias
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
t: albertsabince
f: albertsabince

Expediente imprensa 09jan 2017-01