Governador participa de aula inaugural do mestrado profissional do ITA na UFC

17 de março de 2017 - 14:36 # # # #

WEB MVS2352

Camilo Santana enfatizou que, desde o início da atual gestão, o Governo do Ceará buscava, de alguma forma, contar com atividade ligada ao ITA no Estado

WEB MVS2303O governador Camilo Santana esteve presente, na manhã desta sexta-feira (17), em aula inaugural que marcou o início da segunda turma do mestrado profissional MP-Safety do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no Ceará. Realizado no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus do Pici, o evento reuniu os novos mestrandos em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, além de estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação da UFC.

O mestrado profissional MP-Safety veio ao Ceará no final de 2015, por meio de articulação do Governo do Ceará, através da Secitece em trabalho conjunto com WEB 170317 UFC MG 6128a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A parceria foi firmada entre as instituições ITA e UFC para a realização do curso de pós-graduação na Capital.

Camilo Santana enfatizou que, desde o início da atual gestão, o Governo do Ceará buscava, de alguma forma, contar com atividade ligada ao ITA no Estado. Para a vinda do curso de mestrado, ele destaca que foram investidos em torno de R$ 3,7 milhões.

“Se confunde muitas vezes o ITA com o próprio Estado do Ceará, pela quantidade de alunos cearenses que são aprovados lá em São Paulo. Algo em torno de 30 a 40% dos alunos são cearenses. Então, a gente vinha trabalhando no sentido de trazer o ITA para cá. E conseguimos trazer esse curso de mestrado, um braço do instituto, através do financiamento do Estado e da parceria com a Universidade Federal do Ceará”, afirmou o governador.

R170317 UFC MG 6213 1Para o Governo do Ceará, a realização do mestrado em Segurança da Aviação Aeronavegabilidade Continuada guarda hoje importância estratégica. Isso porque Fortaleza encontra-se entre as capitais que disputam a instalação do hub da Latam no Nordeste. Camilo Santana aproveitou a oportunidade da aula inaugural para lembrar a concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins para a empresa alemã Fraport, que trará R$ 1,4 bilhão de investimentos em estrutura para o terminal cearense, e disse que espera contar com o apoio de profissionais formados pelo curso.

“Há a possibilidade desses alunos contribuírem no processo de modernização do aeroporto. Isso significa apostar no conhecimento, apostar na educação, na formação de profissionais. Essa segunda turma do mestrado passou por um rigoroso processo de seleção, portanto são bem preparados e a formação desses profissionais só eleva o nome do Estado do Ceará”, comentou.

Acompanharam o chefe do Executivo o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, o reitor do ITA, professor Anderson Ribeiro Correia, e o reitor da UFC, professor Henry de Holanda Campos, o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno, dentre outros representantes das instituições de Ensino Superior. A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador do MP-Safety, professor Donizeti de Andrade.

Parceria histórica

A união entre duas tradicionais instituições, Universidade Federal do Ceará e Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, é o início de uma parceria que planeja amadurecer-se e construir novos capítulos na educação do Ceará. Segundo o reitor da UFC, Henry de Holanda Campos, o Governo do Ceará – através da Secitece e da Funcap – construiu passo histórico para trazer novos patamares dentro do Ensino Superior, assegurando a presença de profissionais mais capacitados no mercado e  contribuindo para o crescimento da economia cearense.

“Esse é o primeiro mestrado profissional do ITA oferecido fora de São José dos Campos, sede do Instituto. Sentimos aqui a universidade pública cumprindo o seu papel de atender e de se antecipar às demandas da sociedade. A UFC tem caminhado à frente, antevendo futuros desdobramentos no processo de desenvolvimento sócio-econômico do Ceará, e dando início à preparação dos profissionais que, em curto ou médio prazos, irão assegurar a sustentabilidade do nosso crescimento”, pontuou Campos.

Durante a abertura da aula inaugural, o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, revelou que os números expressivos apresentados por alunos cearenses foi fator determinante para que o instituto instalasse um de seus cursos de mestrado em Fortaleza. Hoje, de acordo com o reitor, a concorrência do curso de Engenharia Aeronáutica do ITA é de 164 candidatos por vaga. E, mesmo com tamanha disputa, de 30 a 40% dos alunos em São José dos Campos são cearenses.

“Apesar da procura muito alta pelos cursos no ITA, o Ceará sempre é destaque. Isso mostra o quanto o Estado é uma referência na Educação. Por isso somos hoje parceiros da Universidade Federal do Ceará e esperamos crescer cada vez mais nessas iniciativas com o apoio do Governo Estadual e do Governo Federal”, disse Correia.

O ITA perto de casa

WEB MVS2373Graduado em Direito, o delegado Aristóteles Tavares, de 46 anos, é policial civil há 15 anos. Para buscar mais capacitação dentro da sua área profissional, o atualmente piloto de helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) é um dos 32 alunos no curso de mestrado profissional do ITA realizado na UFC. E a felicidade por ter sido aprovado na pós-graduação é tanto pelo sucesso nos exames quanto pela possibilidade de estudar perto de casa. “Esse conhecimento vou poder aplicar dentro da minha atividade no meu Estado. E poder adquiri-lo aqui mesmo na minha cidade, sem precisar ir para São Paulo, torna tudo muito mais prático. A ação do Governo do Ceará foi muito importante para todos que buscam essa área de atuação”, expôs Tavares.

WEB MVS2290Paulo Moisés Carvalho, de 23 anos, compareceu à aula inaugural orientado por um professor seu no curso de Engenharia Civil da UFC. Assim como outros alunos de diversas graduações sediadas no Campus do Pici, ele demonstrou interesse pela presença do ITA dentro da universidade cearense. “É muito importante essa vinda do instituto para cá, porque o ITA é referência do Brasil. O atual curso não é do meu interesse, pois planejo trabalhar em outras áreas. Mas não deixa de trazer ânimo, pois se veio esse mestrado, outros poderão aparecer em breve aqui em Fortaleza”.

MP Safety

Em Fortaleza, o MP Safety do ITA oferta duas linhas de pesquisa dentro do mestrado em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade Continuada: Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, e Sistemas de Gestão de Segurança de Aviação. Segundo o Instituto, o mestrado profissional pretende atender a demanda latente de pesquisa na área de segurança de voo tanto na aviação civil quanto na militar no Brasil.

O curso de pós-graduação é dividido em três fases. A primeira consiste na oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, enquanto a segunda é referente ao estágio profissional em São José dos Campos. Já a terceira e última inclui o desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação de Mestrado.

16.03.2017

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de reportagem

Foto: Marcos Studart e Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Expediente imprensa 09jan 2017-01