SPD e CPDrogas fortalecem parceria

23 de março de 2017 - 17:25 # # # #

RIMG 4879

A parceria entre a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Ceará e a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza está ainda mais fortalecida após reunião entre gestores realizada na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da SPD. A ideia é desenvolver ações conjuntas para aprimorar o atendimento à população que enfrenta problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Participaram do encontro o titular da SPD, secretário Marcelo Uchôa; e a nova coordenadora da CPDrogas, Marta Gonçalves, que estava acompanhada do assessor de Planejamento, Emmanoel Fontenele; e da coordenadora de Acolhimento e Orientação Institucional, Karine Manzo.

A secretária executiva da SPD, Aline Bezerra Câncio, também participou da reunião, bem como as coordenadoras de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel; de Relações Interinstitucionais, Lidiane Rebouças; e do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), Magda Coelho; além da supervisora do Núcleo de Saúde Mental (Nusam) da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Aline Teles.

Na ocasião, o secretário Marcelo Uchôa destacou a importância da aproximação do Estado e do município de Fortaleza no âmbito das políticas sobre drogas. Ao longo do encontro, o titular da SPD defendeu a adoção de mecanismos para a melhoria do atendimento na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em especial nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O secretário ainda abordou a questão dos leitos para saúde mental e fez um relato sobre programas e projetos desenvolvidos pela SPD em diversos municípios cearenses e em territórios do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza. Marcelo Uchôa destacou o Projeto Corre Pra Vida, que consiste num ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. A iniciativa também da SPD envolve ações de campo e a utilização de uma unidade móvel para a realização de abordagens em ruas e cenas de uso de drogas, com a oferta de orientações sobre redução de danos.

A gestora da CPDrogas, Marta Gonçalves, enumerou projetos efetivados pela coordenadoria para dependentes químicos e na área de prevenção. Ela também ressaltou a aproximação com a SPD. “O trabalho em parceria, sem dúvida, proporcionará maiores e melhores resultados no âmbito das políticas sobre drogas”, afirmou.

Novos encontros entre os gestores da SPD e CPDrogas estão previstos para a efetivação de ações conjuntas e o compartilhamento de informações / experiências sobre a temática das drogas. “Com essa parceria, quem ganha é a população”, concluiu o secretário Marcelo Uchôa, lembrando que a união das esferas governamentais e a sintonia com a sociedade são fundamentais na construção de soluções efetivas para a questão das drogas.

Concluída a reunião, Marcelo Uchôa acompanhou a comitiva da CPDrogas numa visita pelas dependências da SPD para conferir de perto a estrutura da pasta e os profissionais envolvidos nos programas e projetos nas áreas de prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional.
23.03.2017

Fernando Brito
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 99910.3443 – comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato