Setor produtivo de Iguatu apresenta demandas à SDE

29 de março de 2017 - 17:46 # # #

Ouvir as demandas do setor produtivo da Região Centro-Sul foi a pauta da agenda da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta quarta-feira, em Iguatu.  Na oportunidade, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, e parte de sua equipe visitaram a indústria Dakota, que planeja uma ampliação de suas atividades; participaram de evento com lojistas e empresários na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); e conheceram duas pequenas indústrias que movimentam a economia da região, uma que fabrica lingeries e gera 150 empregos e outra que é uma das cerca de 50 pequenas indústrias de cadeiras de balanço e de fibra da região. Entre as demandas apresentadas, está a criação de um distrito industrial para o município.

Ao lado do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, e da deputada estadual Mirian Sobreira, Cesar Ribeiro conheceu a linha de produção da Dakota, que gera 1.500 empregos no município.  De acordo com o diretor industrial da Dakota Iguatu e Russas, Delmar Welter, o grupo Dakota planeja crescer 12% em 2017 e pretende ampliar sua atuação no município em novo galpão. Atualmente, com produção entre 10 e 12 mil pares de sapato por dia, a Dakota de Iguatu, segundo Delmar Welter, é administrada 100% por pessoas da região.

Já na CDL, demandas diversas de setores do comércio e serviços, agronegócio, metalmecânico, economia criativa, entre outros, foram apresentados. A criação de um distrito industrial foi uma dos temas tratados. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, a SDE vai analisar quais os setores importantes em Iguatu e o que pode ser feito para fortalecer cada vez mais essas empresas. “Vamos analisar as condições para trazer um distrito industrial para Iguatu visando unificar a atuação das micro e pequenas empresas, trabalhando juntos, focados para o fortalecimento da região e fazer essa cadeia positiva em torno do desenvolvimento econômico, que é o que nós estamos buscando”, disse.

Para o secretário Cesar Ribeiro, a visita à Iguatu foi fundamental para que se possa trabalhar em parceria, além de radiografar e olhar de perto as necessidades e os potenciais de investimento do município. “Iguatu é uma cidade importantíssima para o desenvolvimento do Estado, pela sua localização, pela sua atuação econômica na região Centro Sul. Temos que avaliar quais são as demandas para continuar fortalecendo a economia local, gerar mais emprego, renda, principalmente criar o olhar do desenvolvimento econômico setorial”, disse o secretário.

29.03.2017

Paola Vasconcelos
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE)
paola.vasconcelos@sde.ce.gov.br
paolavcampelo@gmail.com
(85)3444.2907

Expediente imprensa 09jan 2017-01