Hemoce convida população a doar sangue antes da Páscoa

30 de março de 2017 - 13:29 # # #

Vestidos com blusas vermelhas com frases que incentivam à doação de sangue, colaboradores dos hemocentros regionais do Ceará foram às ruas nesta quarta-feira (29) entregar cartazes e panfletos educativos para lembrar à população que a importância de doar sangue antes do feriado da Semana Santa.

Os colaboradores dos hemocentros de Quixadá e Iguatu realizaram abordagem a alunos, professores e comerciantes dos municípios entregando cartazes e informativos sobre doação de sangue. Nos supermercados, em portas de colégios e nas principais avenidas dos municípios foram colocados cartazes da campanha da Semana Santa que este ano tem como tema: “Doe Sangue, pois é dando que se recebe”.

Em Sobral, uma blitz educativa chamou a atenção da população. Quem passou pelo Beco do Cotovelo na segunda-feira, 27, recebeu orientações de como se tornar um doador de sangue. No município do Crato, logo na entrada do hemocentro, foi colocada uma faixa que faz referência ao lançamento da campanha da Semana Santa e para marcar a ação, na última quinta-feira, 23, a banda municipal se apresentou na unidade e alegrou aos doadores.

Até o dia 16 de abril, o Hemoce Fortaleza e as unidades do interior do Estado estão em campanha com objetivo de coletar 9.000 mil bolsas de sangue no Ceará. “A expectativa é que sejam pelo menos 5.000 doações em Fortaleza. Esse é um número estimado para manter o estoque tranquilo em longos feriados, já que há maiores chances de aumentar a demanda. E o Hemoce precisa estar preparado”, explica Nagela Lima.

Doe sangue, salve vidas

As doações podem ser feitas na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte, além das coletas externas que acontecem diariamente. O Hemoce destaca ainda que é necessário um intervalo entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada 60 dias no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 90 dias até 3 vezes em 12 meses.

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do hemoce www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O Positivo e Negativo e o A Positivo, pois são os mais comuns na população cearense.

30.03.2017

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
(85) 3101-2308