Hospital São José comemora 47 anos com avanços no tratamento de infecções

30 de março de 2017 - 17:49 # # #

Nesta sexta-feira (31), às 9 horas, pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), do Governo do Ceará, participarão da cerimônia comemorativa aos 47 anos do HSJ, com alvorada realizada pela banda de música do Corpo de Bombeiros, no pátio do hospital.

Assim como o Hospital São José, Edson Marques, 40, paciente desde 2002, também faz aniversário em março. Ele diz que tem muitos motivos para comemorar, um deles é o andador que agora substitui a cadeira de rodas e sinaliza a evolução do quadro de saúde. “Eu cheguei aqui muito ruim. Fiquei internado com neurotoxoplasmose e parei até de andar. Agora já consigo até fazer uns passinhos de forró”, comemora o aposentado de Pindoretama.

“Muitos pacientes chegam com quadros gravíssimos. Alguns só descobrem o verdadeiro diagnóstico aqui. Se depois do atendimento emergencial e intensivo eles seguem a rotina ambulatorial e medicamentosa, a chance de boa evolução é alta”, reforça o médico infectologista Afonso Bezerra.

Esse acompanhamento ambulatorial com consultas marcadas, exames e distribuição de medicamentos é oferecido a mais de cinco mil pacientes por mês. O Hospital São José é referência no tratamento de doenças infecciosas e recebe pessoas de Fortaleza e do interior do Ceará.

Este ano, quando completa 47 anos, o HSJ está ainda mais humanizado e moderno. O sistema de classificação de risco começou a ser aplicado no atendimento aos pacientes com infecções graves que chegam à emergência. Além de reduzir o tempo de espera, evita danos à saúde dos que aguardam atendimento. “O sistema evita superlotação da emergência e otimiza os fluxos de atendimento. Isso garante ainda mais qualidade no tratamento dos pacientes com infecções graves”, reforça a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Cliente do HSJ, Julliana Aires.

O atendimento ficou interligado em 2017, com a implantação do prontuário eletrônico. Já na emergência, o médico solicita exames que seguem pela rede de computadores até o laboratório. Também são prescritos os medicamentos junto à farmácia do hospital e solicitado agendamento ambulatorial ou internamento, quando necessário. Esse interfaceamento permite economizar tempo e garante a precisão nas informações lançadas e recebidas, evitando possíveis erros em todas as fases do atendimento.

Além de referência no tratamento de doenças infecciosas, o Hospital São José se destaca também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos infectologistas de várias instituições de ensino de medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e até de outros países. No HSJ está um dos mais modernos Centros de Estudos do Norte e Nordeste, reconhecido pelo Ministério da Educação e que conta ainda com 35 preceptores nas residências médica e multidisciplinar.

Referência mais de quatro décadas

Desde a inauguração, o Hospital São José participou do controle de todas as grandes doenças infecciosas endêmicas e epidêmicas no Estado, como tétano, raiva humana, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, dengue, tuberculose, hepatites virais. Desde 1980, quando surgiram os primeiros casos da aids, o hospital destacou-se no tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Atualmente, o São José conta com 120 leitos, cinco unidades de internamento, entre elas uma exclusivamente pediátrica. Nos últimos dez anos, foram criados no hospital novas unidades de internamento e UTI, bloco cirúrgico, central de esterilização, expansão do serviço de radiologia com a instalação do tomógrafo, fortalecimento da política de segurança do paciente, ampliação do serviço ambulatorial. Foram implantados o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) e Núcleo Interno de Regulação, que organizam o fluxo e gerenciam os leitos da unidade. “Nossa demanda é crescente e como referência no tratamento de doenças infecciosas vamos melhorar nossa estrutura física para continuar garantindo o atendimento de qualidade e humanizado sempre”, ressalta a diretora geral do HSJ, infectologista Tânia Mara Coelho.

Serviço:

Alvorada de aniversário de 47 anos do Hospital São José

Dia: 31 de março de 2017
Hora: 9 horas
Local: Pátio do Hospital São José – Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia

30.03.2017

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3214-4605/ 98961.3880