Capacitação aprimora cuidados com o recém-nascido no Hospital César Cals

31 de março de 2017 - 10:07 # # #

“As mudanças são sempre para melhor, sempre tentando oferecer o melhor para o paciente”. As palavras da técnica de enfermagem, Rosa Melo, do Centro de Neonatologia do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, resumem bem a constante busca para oferecer cada vez mais serviços de excelência. Ela é uma das participantes da “Capacitação em Serviço do Método Canguru”, iniciada no dia 20 de março. A segurança do paciente, a qualificação técnica e científica e a disponibilidade em acolher, com um atendimento humanizado, marcam o compromisso do HGCC em toda a sua atuação de promoção da saúde.

Com mais essa capacitação, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogas e médicos, entre outros profissionais, recebem informações e treinamento durante o tempo de atuação diariamente em toda a Unidade Neonatal, da qual pertencem a Unidade de Terapia Intensiva e o berçário de médio risco; salas de parto e alojamento conjunto, onde o bebê fica junto à mãe. A enfermeira Natércia Bruno, responsável pela formação, explica que o principal objetivo é aprimorar os cuidados prestados aos recém-nascidos, com ênfase no Método Canguru. “A proposta inicia na sala de parto, após o nascimento do bebê, com o contato pele a pele e amamentação na primeira hora de vida”, reforça Natércia. Segundo ela, conforme orientação do Ministério da Saúde, o HGCC busca ainda implementar o uso da bolsa canguru em todas as enfermarias que trabalham o binômio mãe-filho.

Os assuntos mais relevantes ressaltados pela capacitação buscam promover a humanização da assistência por meio do uso de técnicas individualizadas, ou seja, com um olhar diferenciado para cada mãe e cada recém-nascido; e o conforto da criança, que é essencial enquanto eles permanecem internados em unidades neonatais, ainda distantes do aconchego materno. “Essa metodologia constrói o desenvolvimento integral do ser humano, que envolve o aspecto psicoafetivo, e não apenas o desenvolvimento do corpo físico”, esclarece a enfermeira.

Dentre as técnicas ensinadas, há o ninho, que é a forma de aconchegar o recém-nascido no leito; a postura canguru, o contato pele á pele, que inicia com o toque e evolui até a posição canguru; o banho com a participação especial e efetiva da família; e o banho do bebê na cuba do próprio berço, deixando-o sempre próximo da mãe, o que garante mais segurança para a criança e também para a mãe, que participa efetivamente dos cuidados e terá condições de executar as mesmas atividades quando estiver em casa. Daí a participação também dos pais, na hora da visita, da capacitação, que é constante, para englobar todos os integrantes da equipe multiprofissional e familiares.

Como hospital de ensino e Amigo da Criança, referência em Neonatologia, Banco de Leite Humano e Método Canguru para todo o Ceará, o HGCC está em constante formação e qualificação de seus profissionais. Os cursos, sempre estruturados em teoria e prática, contemplam conteúdos ministrados em palestras, oficinas, seminários, jornada científica e capacitações em serviço, pois facilita a renovação do conhecimento no momento em que os profissionais estão em seu ambiente de trabalho, não sendo necessárias ausências prolongadas. “A renovação do nosso profissional é muito importante e necessária”, conclui a técnica Rosa Melo. Na Neonatologia II, 15 técnicas em enfermagem já receberam a formação. A capacitação, que é continuada, não tem data certa para o encerramento.
31.03.2017

Foto: Assessoria de Comunicação do HGCC

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato