Debate marca Dia Mundial da Conscientização do Autismo

31 de março de 2017 - 09:51 # # #

Domingo, 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Ceará realiza na segunda-feira, dia 3, mais uma etapa do Ciclo de Debates em Saúde Mental, dessa vez sobre autismo, com palestras dos psicólogos Alexandre Costa, da Casa da Esperança, e Luciana de Sousa, do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), e do psiquiatra Percy Galimberti, do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral. O debate será realizado no Auditório Waldir Arcoverde, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 9 às 12 horas.

O autismo implica em alterações de linguagem e de sociabilidade que afetam diretamente – com maior ou menor intensidade – grande parte dos casos. O paciente também pode sofrer limitação de suas capacidades funcionais e nas interações sociais, o que demanda cuidados específicos e singulares de acompanhamento médico, habilitação e reabilitação ao longo das diferentes fases da vida. De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas no mundo têm a síndrome. No Brasil, a estimativa é de este número alcance dois milhões de pessoas.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, técnicas, terapias e medicamentos podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade. Muitos pacientes apresentam comportamento agressivo, agitado e isso exige cuidado e dedicação permanente.

Nas Unidades Básicas de Saúde, são realizadas ações de acompanhamento, identificação e estimulação precoce, entre outros cuidados gerais de saúde. Os pacientes também são acolhidos nas unidades da Rede Psicossocial e nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados pelo Ministério da Saúde, por meio de ações coordenadas por equipes multiprofissionais. A habilitação/ reabilitação da pessoa com autismo é focada nas dimensões cognitivas e de linguagem oral, escrita e não-verbal, incluindo intervenções educativas e comportamentais direcionadas aos sintomas.

No Ceará, há 131 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, II e III, CAPS AD e CAPS i). O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS), referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates – Diálogos em Saúde Mental é programado mensalmente pelo Núcleo de Atenção em Saúde Mental (Nusam) e tem o objetivo de ampliar o acesso a informações sobre saúde mental para fomentar estratégias e desenvolver ações junto a diversos segmentos da sociedade como estímulo a práticas que promovam a inclusão social e garantir o acolhimento às famílias e o atendimento qualificado a pessoas com transtornos mentais. O encontro ocorre uma vez a cada mês, conforme o cronograma de datas comemorativas na Saúde Mental.

Os debates são destinados aos trabalhadores e gestores da saúde mental, da atenção primária de saúde, servidores e funcionários da Sesa, membros do Ministério Público, instituições formadoras, estudantes, usuários do SUS, integrantes dos Conselhos Municipais e Estadual de Saúde.
31.03.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato