Blitz mobiliza população contra o mosquito no Dia Mundial da Saúde

6 de abril de 2017 - 18:29 # # # # # # # # # # # #

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através do Núcleo de Controle de Vetores, realiza no Dia Mundial da Saúde, sexta-feira (7), mobilização e sensibilização da comunidade universitária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, a partir das 9 horas, para alertar alunos, funcionários, professores e o público em geral sobre a importância da participação de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti para o controle de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika.

No sábado, acontecerá a implantação da brigada de combate ao mosquito no Liceu Estadual de Maracanaú, a partir das 10 horas. No domingo, a partir das 8 horas, o Nuvet participará das atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde que a Sesa realizará no Parque do Cocó, mobilizando a comunidade para o combate ao mosquito, com distribuição de material educativo e exposição do ciclo do Aedes aegypti.

O Governo do Ceará faz mobilização permanente no combate ao mosquito Aedes aegypti. Diversas ações foram implantadas, entre elas a criação do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, em 2015, pelo governador Camilo Santana. O Ceará foi pioneiro na criação de brigadas estaduais contra o mosquito em prédios públicos com vistoria a cada sete dias.

“Precisamos estar alertas o ano todo, principalmente nesse período de chuvas, para eliminar possíveis criadouros e focos em nossas casas e em nossos ambientes de trabalho, escolas, bairros e vizinhança. Não podemos deixar o mosquito nascer”, alerta o coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, Caio Cavalcanti.

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya fará blitze em outros 21 pontos e cruzamentos na Capital, com orientações e distribuição de materiais educativos, entre as 8 e 18 horas, nesta sexta, dia 7. As ações terão continuidade nas próximas semanas com blitz no interior do Estado do Ceará promovidas pela Companhia de Água e Esgoto (Cagece). No dia 22 abril, haverá uma grande blitz na rotatória do Cambeba, organizada pelas secretarias estaduais do Centro Administrativo, como a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Secretaria das Cidades, Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
Cuidados contra o mosquito

É preciso redobrar os cuidados e não deixar o mosquito nascer. Manter a caixa d’água limpa, vedada e bem tampada, não acumular entulhos na rua, limpar as calhas, colocar lixo em sacos e tampar e vedar todo e qualquer recipiente que pode acumular água, como potes, pneus e barris, são algumas das principais ações para evitar focos do Aedes aegypti.

A mobilização e participação da população é de fundamental importância na prevenção e controle do Aedes aegypti. Os municípios são responsáveis pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito, como por exemplo, as visitas de casa em casa, feita pelos agentes de endemias, e a pulverização de inseticidas. Mas cada cidadão também é corresponsável e precisa fazer vistorias periódicas em seus imóveis para evitar focos do mosquito.
Casos no Ceará

De acordo com a atualização semanal das doenças de notificação compulsória, até a semana epidemiológica 13, o Ceará registrou este ano 2.926 casos de dengue, 29 de zika e 2.677 de chikungunya, com um óbito.
06.04.2017
Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato