Governo plantará 30 mil árvores no rio Pacoti

7 de abril de 2017 - 15:56

Demétrio Andrade Jornalista 085.8814.8286 @demetrioandrade /DemetrioFarias

A Secretaria do Meio Ambiente lançou, nesta sexta-feira (7), no Centro de Articulação da APA de Baturité, em Pacoti, o Plano de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité. O objetivo é plantar 30 mil mudas na bacia hidrográfica do rio Pacoti, com a recuperação de 25 hectares na sua bacia hidrográfica, com ações de reflorestamento em matas ciliares, nascentes e topos de morro, de árvores nativas para recuperar a cobertura vegetal no Estado do Ceará.

Presentes, além do secretário Artur Bruno, o prefeito de Pacoti, Kiko Sampaio, o diretor da ONG Mata Atlântica, Mário Mantovani, o reitor da Unilab, Anastácio Queiroz; além de vários representantes de prefeituras da região, estudantes, professores e ambientalistas.

Bruno falou de várias ações da Sema e ressaltou a importância da bacia do rio Pacoti. “Quando se juntam o Estado, Prefeitura, Câmara Municipal, Unilab, Ministério Público e sociedade se reúnem, as coisas ficam muito mais fáceis e conseguimos grandes ações”, afirmou. Mantovani, por sua vez, lembrou que a Mata Atlântica, que cobre do Piauí ao Rio Grande do Sul, chegou a ter apenas 8% de seu tamanho original e já conseguiu plantar 40 milhões de árvores, em sua recuperação. Kiko Sampaio e Anastácio Queiroz louvaram a iniciativa e colocaram as instituições das quais fazem parte à disposição do projeto.

O Projeto de Florestamento faz parte do Programa Ceará Mais Verde e beneficiará às cidades de Pacoti, Mulungu, Redenção e Guaramiranga. No local se encontra também o periquito-da-cara-suja, espécie ameaçada de extinção e endêmica daquela região. A APA é uma das nossas últimas reservas de mata atlântica. Por isso, haverá ainda revitalização do viveiro já existente e criação de um outro, no campus da Unilab. Ao final do evento, os presentes fizeram a plantação simbólica da primeira muda.

07.03.2017

Demétrio Andrade
Jornalista
085.8814.8286
@demetrioandrade
/DemetrioFarias