Parque do Cocó recebe atividades de promoção da saúde

7 de abril de 2017 - 11:19 # # # # #

Fotos: Assessoria de Comunicação da Sema Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 Twitter: @SaudeCeara www.facebook.com/SaudeCeara

Uma manhã de atividades de promoção da saúde será oferecida à população neste domingo, 9 de abril, no Parque do Cocó, das 8 às 12 horas, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e Serviço Social do Comércio (SESC). A atividade é alusiva ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. Durante a manhã haverá medição do banner saude em acao 2017 1Índice de Massa Corpórea (IMC), aula de dança, avaliação nutricional, atividades físicas, verificação de pressão arterial, blitz contra o Aedes aegypti e orientação sobre prevenção de quedas para idosos. Os serviços à comunidade serão oferecidos junto com as atividades do Projeto Viva o Parque, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema). O evento contará com a participação dos secretários Henrique Javi (Saúde) e Artur Bruno (Meio Ambiente).

Neste ano, o tema da campanha mundial do Dia Mundial da Saúde é “Depressão: vamos conversar”. A depressão não discrimina e pode afetar pessoas de todas as idades, raças e origens. Embora muitas pessoas com mais de 60 anos sofram de depressão, o transtorno mental pode ter início ainda na infância e adolescência. Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões. Mesmo ainda sendo considerada um tabu na sociedade, justamente pelo estigma que a acompanha, até a depressão mais grave pode ser superada com tratamento apropriado.
Qualidade de vida dos idosos

Para a promoção da saúde das pessoas idosas, a Secretaria da Saúde do Ceará realiza mensalmente, desde dezembro de 2016, a Ação Saúde do Idoso, que já avaliou 286 idosos em três edições, duas em Fortaleza e uma em Baturité. A abordagem multidisciplinar avalia alguns dos agravos que mais impactam a qualidade de vida dos idosos, como desnutrição, risco de quedas, disfagia, que pode levar a pneumonias, além de controle de hipertensão e diabetes. Além das orientações, os idosos são incentivados a adotar práticas saudáveis de alimentação e atividades físicas. Os idosos passam por um circuito de avaliações com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, e recebem orientação personalizada sobre seu estado de saúde, do ponto de vista gerontológico.

De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pela tripla carga de doenças com forte predomínio das condições crônicas, prevalência de elevada mortalidade e morbidade por condições agudas decorrentes de causas externas e agudizações de condições crônicas. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, mas cabe destacar que esse quadro não significa necessariamente limitação de suas atividades, restrição da participação social ou do desempenho do seu papel social.

O Brasil, constata o Ministério da Saúde, envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o IBGE, hoje a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes.
Dicas para uma vida saudável:

– Realizar atividades mentais para exercitar o cérebro como fazer palavras-cruzadas, brincar com jogo de memória, mudar o comportamento rotineiro e memorizar números de telefones;

– Realizar atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, nadar, subir escada de degrau em degrau respirando lentamente;

– Não consumir bebidas alcoólicas e não fumar;

– Manter uma dieta saudável, como valorizar o consumo de peixe, frutas, verduras, legumes e cereais e limitar o de carnes vermelhas e laticínios.
Serviço:

Saúde em Ação

Dia: 9 de abril de 2017 (domingo)
Horário: 8 às 12 horas
Local: Parque do Cocó – Av. Pe. Antônio Tomás

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato