Estado, Prefeitura de Fortaleza e entidades de classe promovem homenagem ao trabalhador

26 de abril de 2017 - 10:32 # # #

Assessoria de Comunicação e Eventos Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS Jornalista responsável: Carlos Eugênio Celular: (85) 98878.8510 Fone: (85) 3101.2089 / 2099 E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br Facebook: www.facebook.com/stdsce Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Os trabalhadores cearenses poderão buscar oportunidades de emprego e de capacitação, checar a saúde, cuidar do visual e ainda curtir apresentações culturais nesta quinta-feira, 27 de abril, durante todo o dia, na Praça do Ferreira, centro da Capital. Ofertados pelo Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e diversas entidades de classe, os serviços fazem parte das comemorações do Dia do Trabalhador, celebrado em todo o mundo no dia 1° de maio. A coordenação é do titular da STDS, Josbertini Clementino, com a participação de representantes de todos os órgãos parceiros e demais autoridades públicas.

O evento será realizado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejus), de Saúde (Sesa), de Políticas sobre Drogas (SPD); Sine/IDT; secretarias municipais de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Saúde (SMS), Rede Cuca; além da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/CE), entidades do Sistema S (Sesi, Sest/Senat e Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).

Trabalho e Cidadania

Os serviços serão ofertados durante todo o dia, das 9h às 16h, período em que os trabalhadores e seus familiares terão acesso aos corredores do Trabalho e da Saúde, bem como às tendas da Beleza e da Gastronomia. No Corredor do Trabalho, os estandes da STDS e do Sine/IDT disponibilizarão serviços de cadastramento de trabalhadores, consulta e encaminhamento para vagas de emprego e intermediação para o trabalho, além de informações sobre os projetos de capacitação profissional oferecidos pelo Centro de Políticas Públicas de Juventude (CPPJ), sob coordenação da STDS.

A Unidade Móvel do Empreendedorismo, da Prefeitura de Fortaleza, realizará cadastro do empreendedor individual, declaração para microempreendedor e esclarecerá dúvidas em relação a arrecadação do Simples Nacional. Será possível também emitir RG e CPF no estande da Sejus. Já na Unidade Móvel da SRT/CE será possível obter a Carteira de Trabalho cuja entrega será imediata. A OAB/CE estará no corredor do trabalho tirando dúvidas e prestando orientações trabalhistas. Os interessados também poderão se inscrever no Cadastro Único, dos programas de transferência de renda, no estande da Prefeitura de Fortaleza e do Sine/CE.

Saúde, Beleza e Gastronomia

No Corredor da Saúde, os cidadãos terão acesso a orientações médicas e fisioterápicas, serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia e poderão também colocar o cartão de vacinação em dia. O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e a Secretária de Saúde do Ceará (Cerest/Sesa) estarão emitindo o Cartão Nacional de Saúde. A SPD disponibilizará orientações para dependentes químicos e familiares, além de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. A Rede Cuca também realizará testes de HIV/Aids e prestará esclarecimentos sobre práticas de redução de danos.

Para os que estiverem a fim de repaginar o visual, haverá cortes de cabelo na Tenda da Beleza. Os segredos da culinária nas áreas de produção de salgados, confeitaria e hambúrgueres serão apresentados na Tenda da Gastronomia, pela Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), que vai oferecer ainda degustação de produtos. A programação do Dia do Trabalhador acontecerá sob a animação da banda Kbra da Peste, Gleidson Melo, Lumi Gonçalves, Golden Records – Coletivo de Rap, Companhia de Humor Os Cócegas e do Grupo de Percussão do Instituto Viva Gente (EVG).

Serviço

Data: 27 de abril (quinta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Praça do Ferreira – Centro de Fortaleza

Veja a programação aqui