Governo do Ceará inaugura escola em Camocim e anuncia investimentos em Frecheirinha

27 de abril de 2017 # # # # # #

Governador Camilo Santana vai assinar ordem de serviço para construção de CEI em Frecheirinha, onde também haverá entrega de títulos de terra beneficiando cerca de 300 famílias

O governador Camilo Santana entregará, nesta quinta-feira (27), às 18h30, a Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Stela Rocha Aguiar, em Camocim, a 356 quilômetros de Fortaleza. O secretário da Educação, Idilvan Alencar, também participa da solenidade. Antes disso, às 16h, haverá a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Educação Infantil (CEI), em Frecheirinha, onde também serão entregues títulos de terra, beneficiando cerca de 300 famílias.

Para construir, mobiliar e equipar a EEM, foram investidos R$ 4,4 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. Localizada no distrito de Guriú, a nova unidade de ensino oferece uma estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem. São seis salas de aula, com capacidade para atender a até 810 alunos em cada um dos turnos (manhã, tarde e noite), laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, sala para o Grêmio Estudantil, biblioteca e sala de vídeo. A escola terá ainda anfiteatro e ginásio poliesportivo. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Segundo o diretor Antônio Alves Lustosa, a escola era um desejo antigo da região. “Nós atendemos alunos de 18 comunidades, que antes não tinham uma escola perto de casa. Agora, concentramos todos os estudantes em um mesmo local. É a concretização de um sonho de todos”, ressalta o diretor, que destaca entre as ações realizadas na escola os projetos de monitoria de português e matemática, além das atividades culturais com grupos de dança e de cordas e vocais.

A EEM faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 4, sediada em Camocim. A rede estadual na região passa a contar agora com 16 escolas, sendo 9 Escolas de Ensino Médio Regular; 1 Escola de Ensino Médio em Tempo Integral; 3 Escolas de Educação Profissional; 1 Escola de Ensino Fundamental e Médio e 2 Centros de Educação de Jovens e Adultos.
Ordem de serviço para Centro de Educação Infantil

Para construir e equipar o novo Centro de Educação Infantil (CEI), em Frecheirinha, será investido o valor de R$ 1,3 milhão, proveniente de recursos estaduais, convênio do contrato de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

O CEI será composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground e poderá atender até 208 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. A ação faz parte do pacote de investimentos que assegura a construção de novos espaços educacionais com o mesmo padrão. Ao todo, o Ceará receberá 119 CEIs.
Títulos de Terra

Cerca de 300 famílias de Frecheirinha serão beneficiadas com títulos de propriedade rural nesta quinta-feira (27). Desde 2015, já foram entregues 14.807 títulos de propriedade rural em todo o Estado. O programa para entrega de títulos de terra é uma parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através da Secretaria do Reordenamento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Ceará, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal. Iniciado em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a conclusão do programa, em 2020.
Serviço:

Governo do Ceará inaugura escola em Camocim e assina ordem de serviço para construção de CEI em Frecheirinha
Data: 27.04.2017

Ordem de Serviço para Centro de Educação Infantil e entrega de títulos de terra
Hora: 16h
Local:Praça da Rua Nova. Rua Capitão Joaquim Francisco – Frecheirinha/CE
Inauguração da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Stela Rocha Aguiar
Hora: 18h30
Local: Escola de Ensino Médio Maria Stela Rocha Aguiar
Entrada do Guriú, S/N – Córrego do Braço
Distrito de Guriú – Camocim/CE

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenadora de Imprensa Ana Cristina Cavalcante
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Wania Caldas
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Ciro Câmara Ana Martins Sabrina Lima
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Thiago Sampaio Caio Faheina
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Alyne Castro Daniel Santos Yuri Lobato