Camilo anuncia novo equipamento para o trabalhador cearense

27 de abril de 2017 - 19:54 # # #

Com 60% das obras concluídas, a unidade modelo aperfeiçoará o atendimento aos trabalhadores autônomos, informais e também aqueles que buscam o trabalho formal

“Estive visitando as obras do CTA e vamos inaugurá-lo até o fim deste ano. Esse é um importante investimento que o Estado está fazendo, para que sigamos qualificando profissionais e melhorando suas chances de uma colocação no mercado de trabalho”. O anúncio de inauguração do Centro do Trabalhador Autônomo (CTA) foi feito, na manhã desta quinta-feira (27), pelo governador Camilo Santana, durante o Dia de Serviços, promovido pelo governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e entidades classistas, em homenagem ao Dia do Trabalhador, que transcorre na segunda-feira, 1º de Maio.

Com 60% das obras concluídas, a unidade modelo aperfeiçoará o atendimento aos trabalhadores autônomos, informais e também aqueles que buscam o trabalho formal, seja com carteira assinada, como microempreendedor individual (MEI) ou associado. Estão sendo investidos na nova estrutura, através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), R$ 5 milhões. Os recursos foram financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com o CTA, acrescentou o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, o governo do Estado, reafirma a sua política de colocar, sempre, o trabalhador e a trabalhadora cearenses como protagonistas do setor produtivo e atores estratégicos no desenvolvimento do Ceará. “Vamos colocar o trabalhador no lugar de destaque que ele merece, que é na centralidade do setor produtivo do Ceará”, declarou Josbertini, enquanto circulava com Camilo Santana, pelos estandes de serviços diversos ofertados por todo o dia na Praça do Ferreira.

Cidadania

Os serviços foram ofertados das 9h às 16h, período em que os trabalhadores e seus familiares tiveram acesso aos corredores do Trabalho e da Saúde, bem como às tendas da Beleza e da Gastronomia. Para os trabalhadores, Júnior Paiva e Edileuza Sousa, a manhã foi proveitosa. “Estou confiante, me inscrevi no estande do Sine e vou aguardar ser chamado para entrevistas de emprego, aproveitei também para emitir minha carteira de trabalho”, afirmou Paiva.

“Vim para emitir a identidade e o CPF da minha filha e acabei checando também a pressão, além de assistir uma linda apresentação musical”, acrescentou Edileuza Sousa, que se emocionou com o talento das crianças do Coral Natal de Luz, que fazem parte do Instituto Nossa Casa Mãe África.

Nos corredores do trabalho e da saúde, o público teve acesso a diversos serviços, comoconsulta e encaminhamento para vagas de emprego, além de informações sobre os projetos de capacitação profissional da STDS; cadastro do empreendedor individual, declaração para microempreendedor; emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho e inscrição no Cadastro Único. Além disso, foram disponibilizadas orientações médicas e fisioterápicas; informações e acolhimento para dependentes químicos e familiares; e esclarecimentos sobre práticas de redução de danos. Houve ainda cortes de cabelo na Tenda da Beleza e aula show na Tenda da Gastronomia, organizada pela Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), com direito à degustação de produtos.

O Dia do Trabalhador foi promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejus), de Saúde (Sesa), de Políticas sobre Drogas (SPD); Sine/IDT; secretarias municipais de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Saúde (SMS), Rede Cuca; além da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT/CE), entidades do Sistema S (Sesi, Sest/Senat e Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE).
27.04.2017

Fotos Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Assessoria de Comunicação e Eventos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio Saraiva / 85 9.8878.8510 / Fone: 3101.2089 / 2099
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Núcleo de comunicação

  • Assessor Especial de Comunicação Chagas Vieira
  • Coordenador de Imprensa Ciro Câmara
  • Porta-voz Thiago Cafardo
  • Gestora de Conteúdo Suzete Nocrato
  • Gestor de Fotografia José Wagner
  • Fotografia Oficial Carlos Gibaja
  • Gestores de Secretarias Elton Viana Moema Soares
  • Comunicação Institucional Giselle Dutra
  • Gestor de Rádio Lúcio Filho
  • Gestor de TV Weberte Lemos
  • Gestor de Web Bruno Bacs
  • Gestor de Reportagem Wilson Zanini
  • Reportagem André Victor Rodrigues Fhilipe Augusto
  • Assessoria Primeira Dama Déborah Vanessa Wiarlen Ribeiro
  • Fotografia Ariel Gomes Marcos Studart Tiago Stille Nívia Uchôa Lia de Paula
  • Mídia Sociais Daniel Santos Yuri Lobato