Metrofor: intervenções em trens urbanos no Ceará serão apresentados nesta quinta (4)

3 de maio de 2017 - 15:33 # # # #

Os idealizadores do Projeto Wholetrain vão receber a imprensa nesta quinta-feira (4), às 9h da manhã, na estação Chico da Silva, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A dupla de artistas OSGEMEOS, o grafiteiro cearense Grud e o paulista ISE irão falar sobre o Wholetrain no Ceará, que reúne artistas nacionais e estrangeiros para grafitagem dos trens do Metrofor, em Fortaleza, Sobral e Cariri. Nas três regiões, são pintados aproximadamente 40 vagões de 15 trens.

O projeto itinerante Wholetrain completa quinze anos em 2017 e já passou por São Paulo, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, João Pessoa, Natal, Vitória, São Luis, Maceió. Aqui no Ceará, OSGEMEOS e ISE convidaram 13 artistas do mundo todo, sendo dez brasileiros e três estrangeiros. Para o Metrô de Fortaleza, empresa parceira do projeto, a pintura dos trens estimula a relação entre o público e o metrô, ao agregar uma linguagem artística que se comunica com as ruas e com a cidade, e assim contribui para a valorização e preservação do patrimônio público.

Apesar de o Brasil ser um dos países mais liberais do mundo para o grafite, os artistas acreditavam que esse tipo de projeto seria impossível, em função da burocracia ou mesmo da falta de autorização por parte das empresas. Mas elas entenderam o incentivo de levar arte aos usurários dos trens e seguiram em parceria com o Wholetrain.”A ideia agora é estender o Projeto Wholetrain a todas as capitais do país e produzir um documentário, que já está em andamento”, afirma Otavio Pandolfo, da dupla OSGEMEOS.

OSGEMEOS

Gustavo e Otavio Pandolfo nasceram em 1974 em São Paulo, onde vivem e trabalham até hoje. Apaixonados por arte desde criança, OSGEMEOS se envolveram com a cultura Hip Hop desde meados dos anos 80. No início dos 90 surgem convites para intervenções públicas e exposições individuais e coletivas em museus e galerias do mundo inteiro.
Em 2006 realizam suas primeiras mostras individuais nos Estados Unidos e Brasil. Desde então, já expuseram trabalhos e desenvolveram projetos em inúmeras cidades do Brasil, América do Norte, Europa e Ásia.
O trabalho dos irmãos está ligado à sua vivência em São Paulo e mescla elementos desta realidade com um imaginário próprio e peculiar dos artistas, criando assim um universo lúdico e autêntico.

Serviço:
APRESENTAÇÃO DO PROJETO WHOLETRAIN NO CEARÁ
Data: 04/05/2017
Hora: 9h
Local: Estação Chico da Silva: início da Rua Padre Mororó, ao lado do Cemitério São João Batista – Centro.
Contato: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Infraestrutura – 98898-4318