Mais Infância Ceará: primeira-dama do Estado entrega brinquedopraça em Caririaçu

5 de maio de 2017 - 09:33 # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama (85) 3254.4028 / 98957.0292 deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br Fotos: Nívia Uchôa / Governo do Ceará

O equipamento é fruto de uma parceria público–privada, com a empresa Malory, e já é o quarto entregue neste ano pelo Governo do Ceará

Uma grande festa marcou a noite desta quinta-feira (4) em Caririaçu, na Região do Cariri, durante a entrega da brinquedopraça do município. Centenas de crianças aproveitaram o novo espaço inaugurado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana, o secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, e o prefeito Edmilson Leite (PDT). O equipamento é fruto de uma parceria público–privada, com a empresa Malory, e já é o quarto entregue neste ano pelo Governo do Ceará.

“Estamos investindo aqui é no futuro de nossas crianças, pois entendemos que o brincar auxilia no desenvolvimento de nossos pequenos. O governador Camilo Santana compreende a importância dessa atenção e está abraçando o Programa Mais Infância Ceará. Por isso, pais, tragam seus filhos à brinquedopraça para que eles possam ser estimulados a educar não só a mente, mas também o coração”, destaca Onélia Leite de Santana.

O espaço, voltado para as crianças entre dois e 12 anos, é cercado e possui área de 200m², com brinquedos como casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e escorregador com balanço triplo. A iniciativa integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar.

O prefeito da cidade, Edmilson Leite, parabenizou a primeira-dama do Estado e pediu que a população cuide do equipamento. “Quero parabenizar a primeira-dama Onélia pela atenção que tem dado as crianças cearenses. Essa brinquedopraça entregue hoje aqui não é do prefeito e nem da primeira-dama é de vocês, moradores de Caririaçu. Portanto, zelem por esse espaço para que ele permaneça servindo às nossas crianças”, enfatizou.

O jovem Francisley de Sousa, de 12 anos, data limite para utilizar o espaço, disse que vai aproveitar ao máximo o local antes de completar os 13 anos. “Nossa cidade é carente de lugares que atendam as necessidades das crianças. Com a chegada da brinquedopraça, eu e meus colegas vimos que existe alguém olhando pra gente. Olha, estou na idade máxima permitida para brincar aqui e ficarei até o dia que fizer aniversário”, afirmou.

Quem também aproveitou o espaço foram os gêmeos da agricultora Claudiana Vanderlei Peixoto, de 34 anos. Entre uma escorregada e outra, Cauê e Caio, acompanhado do primo Guilherme, só pararam mesmo para foto. “Faz tempo que chamo os meninos para irem embora, mas nenhum querem sair daqui. É muito bom contar com uma praça dedicada as crianças, pois, como disse a primeira-dama, auxilia no desenvolvimento infantil”, salientou.

A contrapartida das prefeituras é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos. A população de Crato, Itaitinga e Juazeiro do Norte já foi contemplada com o equipamento. Ao todo, 40 brinquedopraças serão entregues neste ano pelo Governo do Ceará.

Calendário

Nesta sexta (5) e sábado (6), serão inauguradas as brinquedopraças dos municípios de Jardim e Missão Velha, também no Cariri, respectivamente. Os municípios atenderam os critérios exigidos em edital do Governo do Ceará, realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), levando em conta a Nota Técnica n° 59 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).