Limpeza do Cocó: iniciativa ambiental cearense selecionada para Prêmio Nacional da Biodiversidade

9 de maio de 2017 - 14:07 # # # #

Demétrio Andrade Jornalista 085.8814.8286 @demetrioandrade /DemetrioFarias

A premiação foi instituída pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) número 188, de maio de 2014. A Sema está entre os dois finalistas na categoria Órgão Público

O projeto de limpeza e desobstrução do rio Cocó pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) é finalista do Prêmio Nacional de Biodiversidade. A Comissão Julgadora divulgou o resultado no último dia 24 de abril e selecionou os 17 trabalhos finalistas para a segunda edição do evento. A premiação foi instituída pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) número 188, de maio de 2014. A Sema está entre os dois finalistas na categoria Órgão Público.

O prêmio tem como objetivo reconhecer as atividades e projetos do setor público, privado, organizações sociais e profissionais, que se destacam pela contribuição à melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira. “Para nós é uma alegria. A limpeza do Cocó já está na sua quarta fase e já conseguimos devolver a navegabilidade do rio, retirando mais de duas toneladas de resíduos. É preciso que a sociedade cearense se engaje nesta luta e vote em nosso projeto, entrando no site do prêmio”, solicitou Artur Bruno, titular da Sema.

As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio especial Júri Popular. O vencedor será eleito por meio de votação eletrônica no endereço: http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/. A ação de limpeza teve início na Av. Engenheiro Santana Júnior até a Av. Murilo Borges, seguindo pelo canal do São João do Tauape, desde a Av. Raul Barbosa até a BR-116. O trabalho permitiu a navegabilidade de mais de 9km do rio, em trechos que estavam inacessíveis há mais de 20 anos. A limpeza está sendo fundamental para o resgate de parte do ecossistema local.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em Brasília, no dia 22 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade. Na ocasião, serão divulgados os vencedores de cada categoria – sociedade civil, empresas, academia, órgãos públicos, imprensa e Ministério do Meio Ambiente.

Todos os 17 finalistas receberão um certificado e uma viagem a Brasília para participar da solenidade. Os vencedores ganharão o troféu do II Prêmio Nacional de Biodiversidade, feito pelo artista plástico Darlan Rosa, em reconhecimento às ações em prol da biodiversidade. Segundo o diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ugo Vercillo, o prêmio também tem como finalidade chamar a atenção da sociedade brasileira para os projetos, programas e iniciativas que tem levado à melhoria do estado da conservação das espécies.
(Com informações do site do ICMBIO).

Link para votação: http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/

IMPORTANTE: Após escolher a iniciativa da SEMA, role até o final da página e clique em: REGISTRAR SEU VOTO para que seja feita a confirmação do seu voto.