[Aviso de Pauta] Estudantes de Barro serão beneficiados com nova Escola de Educação Profissional

11 de maio de 2017 - 15:50 #

[Aviso de Pauta] Estudantes de Barro serão beneficiados com nova Escola de Educação Profissional

O município de Barro, localizado a 524 quilômetros de Fortaleza, passa a ter uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), equipamento que trará mais qualificação e oportunidades para os jovens da região. A solenidade de entrega da EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva será nesta quinta-feira (11), às 19h, com a presença do governador Camilo Santana. A secretária executiva da Educação, Rita Colares, irá representar o secretário Idilvan Alencar. A estruturação do prédio contou com recursos estaduais e federais, tendo investimento total de R$ 10,4 milhões, utilizados na construção, compra de equipamentos e de mobiliário.

A nova unidade de ensino tem 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. O projeto ocupa uma área construída de 5,5 mil metros quadrados.

Nas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. No terceiro ano, os alunos participam de estágio obrigatório e remunerado pelo Governo do Ceará. A EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva oferta os cursos profissionalizantes de Administração, Agropecuária, Informática e Finanças.

Para o diretor Firmino Tavares Neto, a escola é um marco para a população de Barro. “É a maior obra que foi executada no município. É o que existe de mais importante para a cidade. A gente percebe que a EEEP melhorou a autoestima da população e aumentou a expectativa dos pais sobre o futuro dos filhos. Eles sabem que os jovens vão sair daqui com uma educação de qualidade e uma profissão”, destaca o diretor.

Segundo Firmino, como forma de destacar o importante papel da EEEP para o município, a escola homenageia um dos principais educadores de Barro. José Osmar Plácido da Silva foi professor de matemática da rede pública estadual de ensino e uma pessoa muito querida pelos moradores da região. “É uma homenagem justa a um excelente professor. Nada é mais significativo do que a escola ganhar o nome de um educador”, ressalta o diretor.

A EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 20, sediada em Brejo Santo. A rede estadual na região conta com 21 escolas, sendo 14 de Ensino Médio Parcial, 02 de Ensino Médio Integral, 05 de Educação Profissional e 02 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

As Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado, são 50 mil jovens atendidos nas 116 Escolas Profissionais em funcionamento.

Serviço: inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor José Osmar Plácido da Silva
Data: 11/05/2017
Horário: 19h
Local: Rua Antônia Bezerra Teles S/N – Bairro Jardim São Francisco – Barro