Hemoce inaugura Posto de Coleta de Sangue em Paracuru

11 de maio de 2017 - 16:01 # # #

Assessoria de Imprensa do Hemoce Natássya Cybelly Contato: (85) 3101-2308/ 9.9645.2261 E-mail: natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, inaugura nesta sexta-feira (12), às 10h, o Posto Avançado de Coleta Externa no município de Paracuru. Implantado em parceria com a Secretaria de Saúde de Paracuru, o posto é a primeira unidade fixa do Hemoce no interior do Estado.

A unidade vai funcionar todas as sextas-feiras das 9h às 16h recebendo os candidatos à doação de sangue e realizando cadastro para doadores de medula óssea. Uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem irá atender os candidatos à doação de sangue. O posto tem capacidade para receber até 80 doações de sangue por dia. De acordo com a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, o novo espaço vai aproximar os doadores. “A gente ficou muito feliz por oferecer à população mais uma opção de local para doar. A doação de sangue é um gesto que precisa ser regular e frequente e essa unidade vai ampliar a capacidade de coleta de sangue do Hemoce”,  fala.

O posto irá funcionar no Centro de Saúde Iracema Braga Sanders, no centro da cidade, em um espaço cedido pela Secretaria de Saúde de Paracuru. “Para nós é uma satisfação e privilégio ter o primeiro posto fixo de coleta de sangue do Hemoce no interior, porque, além de dar mais comodidade à população, nós estamos investindo em um serviço que ajuda a salvar vidas tanto com a doação de sangue como com o cadastro de doadores de medula óssea”, disse a secretária de saúde de Paracuru, Camylle Alcoforado.

Além do posto de coleta fixo, as coletas externas com a unidade móvel do Hemoce permanece no calendário de Paracuru. A parceria do Hemoce com o município acontece há mais de 15 anos. Pelo menos duas vezes por ano a unidade móvel do Hemoce recebe os voluntários para doar sangue e realizar o cadastro de doadores de medula óssea.

Doe sangue, salve vidas

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O positivo, O negativo e A positivo, pois são os mais comuns na população cearense. O sangue doado ao Hemoce é utilizado em transfusões, cirurgias, no tratamento de pacientes com câncer e nos atendimentos de urgência e emergência de 427 unidades de saúde do Ceará.

Serviço

Posto Avançado de Coleta Externa do Hemoce
Data: 12 de maio
Horário: 10h
Local: Centro de Saúde Iracema Braga Sanders – Rua: Rua: Ormezina Sampaio S/N – Centro de Paracuru