Cariri: Governo do Ceará entrega escola profissionalizante em Barro

12 de maio de 2017 # # #

Fotos: Nívia Uchoa / Governo do Ceará Repórter: Flávio Pinto

Nas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h

“Meu sonho era buscar base para seguir a carreira na área de contabilidade. Com a chegada desta escola, vou aprender a parte técnica e me preparar para concorrer a uma vaga na Faculdade de Ciências Contábeis”. A afirmação é de Emily Freitas, de 15 anos, aluna do 1º ano do Curso Técnico de Contabilidade da Escola de Ensino Profissionalizante Professor José Osmar Plácido da Silva, entregue nesta quinta-feira (11), no município de Barro, na Região do Cariri. A escola já está em funcionamento e atende 280 alunos dos cursos de Contabilidade, Informática, Finanças e Agropecuária.

O governador Camilo Santana destacou que a escola era uma reivindicação antiga da população. “Em 2010, quando eu era secretário no governo Cid, me propus a ajudar a construí-la. Hoje está aqui cheia de alunos e não será preciso o aluno desta cidade procurar grandes centros para concluir seus estudos e ainda vai poder escolher uma profissão técnica. É uma prova do investimento do nosso governo na Educação, enquanto outros estados estão com até dois meses de atraso no pagamento de seus servidores”, disse o governador.

A unidade de ensino em Barro tem 12 salas de aula, auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. O projeto ocupa uma área construída de 5,5 mil metros quadrados. O prédio foi construído com recursos estaduais e federais, tendo investimento total de R$ 10,4 milhões, utilizados na construção, compra de equipamentos e de mobiliário.
Nas escolas deste tipo, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, das 7h às 17h. No terceiro ano, os alunos participam de estágio obrigatório e remunerado pelo Governo do Ceará.

Para o diretor Firmino Tavares Neto, a escola é um marco para a população de Barro. “É a maior obra que foi executada no município. É o que existe de mais importante para a cidade. A gente percebe que a EEEP melhorou a autoestima da população e aumentou a expectativa dos pais sobre o futuro dos filhos. Eles sabem que os jovens vão sair daqui com uma educação de qualidade e uma profissão”, ressaltou o diretor.

Segundo Firmino, como forma de destacar o importante papel da EEEP para o município, a escola homenageia um dos principais educadores de Barro. José Osmar Plácido da Silva foi professor de matemática da rede pública estadual de ensino e uma pessoa muito querida pelos moradores da região. “É uma homenagem justa a um excelente professor. Nada é mais significativo do que a escola ganhar o nome de um educador”, acrescentou.

Segundo Lara Faustino, de 14 anos, a escola, além de modelo para a região, veio trazer conforto e comodidade. “Vivemos numa cidade muito quente. Estudar em sala climatizada é muito bom, pois incentiva e nos proporciona melhores condições de aprendizagem”, afirmou. Após os três anos na Escola Profissionalizante, Lara quer seguir cursando Ensino Superior na área de Ciências Exatas.

A Escola Professor José Osmar Plácido da Silva faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 20, sediada em Brejo Santo. A rede estadual na região conta com 21 escolas, sendo 14 de Ensino Médio Parcial, duas de Ensino Médio Integral, cinco de Educação Profissional e dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Escolas Profissionais

20170511191101 MG 8151 WEBAs Escolas Profissionais foram implementadas com a finalidade de integrar o Ensino Médio à Educação Profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. A rede oferta 53 cursos técnicos para 90 municípios cearenses. Em todo o Estado, são 50 mil jovens atendidos nas 116 Escolas Profissionais em funcionamento.

Na solenidade de entrega da escola, o governador Camilo Santana e o deputado federal André Figueiredo foram agraciados com a entrega do Título de Cidadão Barrense, entregue pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Erandir de Sousa Sinézio. Também estiveram presentes os prefeitos Marquinélio Tavares (Barro), Mano Morais (Mauriti), Lielson Landim (Milagres), o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, e o ex-prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim.


Juazeiro do Norte

Ainda nesta quinta-feira (11), o governador Camilo Santana esteve em Juazeiro do Norte, onde participou da solenidade que marcou o lançamento da retomada e finalização da Igreja Bom Jesus do Horto. O espaço religioso receberá a construção de presbitério e sacristia. As obras iniciaram no último dia 8 de maio. O prazo de finalização dependerá da arrecadação de recursos. O investimento para viabilização da obra provém da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga.

Camilo Santana destaca que a conclusão e entrega do equipamento é de grande importância histórica e também para o turismo no Estado. “O Cariri é referência do turismo religioso. São milhares de romeiros que visitam Juazeiro do Norte todos os anos. Então é muito importante a conclusão desse equipamento, que vai ser também mais uma espaço de fé, de oração, e de receber esses inúmeros fiéis. A iniciativa vem fortalecer o turismo religioso de Juazeiro e da Região do Cariri”.