Juventude do Futuro: estudantes da rede pública e famílias de 16 municípios cearenses serão beneficiados

12 de maio de 2017 - 15:22 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Prefeitos, secretários municipais e técnicos das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social de 16 municípios cearenses se reúnem na próxima segunda-feira (15), às 13h30, na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Na oportunidade, eles participarão da solenidade de assinatura de termo de cooperação entre prefeituras e a SPD para a implementação do Projeto Juventude do Futuro.

A iniciativa envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes por parte da SPD em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Em 2017, as cidades beneficiadas são as seguintes: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.

Os programas atenderão alunos da rede pública matriculados no ensino fundamental I e II e famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social. As ações deverão ser desenvolvidas em, no mínimo, 32 escolas, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade social, envolvendo 560 profissionais.

A secretária Aline Bezerra Câncio conduzirá a programação na SPD na segunda-feira. Ela destaca que o Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas federais de prevenção, simultaneamente, em 10 cidades em 2015. Diante dos resultados positivos, o Projeto Juventude do Futuro foi ampliado em 2016 e consolida-se este ano no Ceará, demonstrando a forte atuação da SPD no eixo da prevenção, integrando ações de Saúde, Educação e Assistência Social.