Roda de Conversa marca primeira ação do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

12 de maio de 2017 - 14:22 # # # #

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador Ana Carolina Carvalho 3133 - 3717 / 3718

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, por meio do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Ceará – eixo Educação Superior, promove, nesta segunda-feira (15), a Roda de Conversa: Desafios e Estratégias da Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior.

O evento, voltado para os integrantes do eixo de educação superior, tem como objetivo a construção de estratégias e de um calendário de atividades para o processo de construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

O encontro tem o objetivo de criar um grupo de pesquisa interinstitucional que contemple a temática, além de alinhar estratégias de ação e oferecer uma bibliografia básica sobre o assunto.

A roda de conversa será composta de três palestras: Desafios de interiorização da educação em Direitos Humanos, Inspirações para a construção de ações em Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos: Panorama Nacional, com a convidada Fernanda Calderaro, consultora da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal.

Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos

O Comitê de Educação em Direitos Humanos do Estado do Ceará será um órgão central e autônomo na formulação de políticas públicas para a promoção e difusão dos direitos humanos no Ceará. Será um espaço de ampla participação e controle social das ações e políticas de educação em Direitos Humanos, principalmente, na elaboração e revisão periódica dos planos estaduais de Educação em Direitos Humanos e construção de instrumentos de monitoramento.

Um dos destaques das atribuições do Comitê é a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos que terá como base o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) com um diferencial: abordará o eixo memória e verdade e o eixo educação e cultura que o Plano Nacional não possui.

O decreto estadual que institui o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos está aguardando publicação.

Palestras:

Educação em Direitos Humanos: Panorama Nacional
Fernanda Calderaro – Consultora da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal.

Desafios de interiorização da educação em Direitos Humanos
Violeta Maria Holanda – Professora Doutora, atualmente Coordenadora de núcleo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Inspirações para a construção de ações em Direitos Humanos
Lídia Valesca Pimentel – Professora Doutora, atualmente titular nos cursos de Direito e Administração da Faculdade Farias Brito (FFB).
* Mediadora da roda de conversa / Curadoria textual

Beatriz Rêgo Xavier – Professora Doutora, Coordenadora de Núcleo na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC).