Governador inaugura unidade do BPRaio e quartel do Corpo de Bombeiros em Canindé

13 de maio de 2017 # # #

Thiago Sampaio Repórter / Célula de Reportagem Fotos: Carlos Gibaja e Marcos Studart / Governo do Ceará

O policiamento do BPRaio terá 52 policiais trabalhando em 24 motocicletas e duas viaturas para atender todos os dezenoves municípios compreendidos pela Área Integrada de Segurança 15

“Vai ser excelente para a segurança de Canindé, pois o Raio é uma polícia muito bem treinada, todos os bandidos temem. Com certeza agora a população vai poder andar mais tranquila, andar com segurança pelas ruas. O governador Camilo Santana está de parabéns pela iniciativa de levar esse serviço também para os munícipios do Interior, era algo que o Ceará como um todo esta a precisando”. A declaração é da auxiliar de gestão, Lycia Aguiar, que estava na manhã deste sábado (13) na solenidade de inauguração da unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Canindé.

Além do BPRaio, o município agora conta com um quartel do Corpo de Bombeiros. Ambos foram inaugurados pelo governador Camilo Santana nesta manhã. “A minha vinda hoje tem o objetivo de lançar um equipamento que é mais do que estrutura, são homens treinados. Tem sido um desafio para todo gestor enfrentar o problema da segurança pública. É preciso ação. Fiz as promoções dos militares, assinei a média salarial do Nordeste para a PM, e também o farei para a Pefoce e Polícia Civil. Estamos chamando os aprovados nos concursos. Desde novembro do ano passado está funcionando aqui em Canindé a sede do Corpo de Bombeiros, hoje inauguramos oficialmente e também viemos entregar o Raio. Prometi implantar em todas as macrorregiões do Ceará e agora estou encerrando esta fase, na nona região. Onde o Raio tem chegado, os bandidos estão correndo”, disse o chefe do Executivo, que, na solenidade, recebeu uma pintura do seu rosto feita pelo artista plástico Fabiano Chaves.

O policiamento do BPRaio terá 52 policiais trabalhando em 24 motocicletas e duas viaturas para atender todos os dezenoves municípios compreendidos pela Área Integrada de Segurança 15: Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Baturité, Palmácia, Pacoti, Redenção, Acarape, Barreira, Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu e Guaramiranga.

Para a atuação dos profissionais, o governo fez a aquisição de 62 armas de fogo, sendo 52 pistolas, seis carabinas calibre ponto 40, duas espingardas e dois fuzis, além de equipamento de proteção individual. Todos eles participaram de uma formação para ingressar no policiamento especializado – com duração de seis semanas entre 2016 e 2017.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, garantiu a proximidades do Estado junto às forças de segurança e dos cidadãos. “Quero agradecer ao governador pelo trabalho que tem feito na segurança pública. Esse é o 9° pelotão do Raio no interior, que antes só tinha na capital. Já é o maior batalhão do Brasil e vai crescer ainda mais. Aos policiais de Canindé, saibam que vocês têm um secretário que está perto de vocês, indo às ruas, subindo morro, para apoiar a população. Vamos, juntos, acabar com a bandidagem”.

Já o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), em Canindé, fica localizado no Km 304 da rodovia BR 020, no bairro Jubaia. A unidade conta o efetivo de 29 bombeiros, que atuam em duas viaturas de combate a incêndio, sendo uma delas um caminhão tanque, e uma terceira viatura utilizada nos serviços de vistorias técnicas. Ao todo, o governo investiu R$ 567 mil em viaturas e equipamentos de segurança e de uso em ocorrências para a unidade.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, cel. Heraldo Pacheco, afirma que a nova base vai agilizar bastante o atendimento no município e região. “Canindé sempre teve ocorrências e antes vínhamos de 100km de distância. Agora, estamos bem mais perto. Era um ponto estratégico, tanto para atender as demandas como na questão da prevenção que nós vamos implantar na cidade e no entorno dela”.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; o secretário da Fazenda, Mauro Filho; o chefe da Casa Militar, cel.Túlio Studart; os deputados federais José Guimarães, Danilo Forte e Odorico Monteiro; os deputados estaduais João Jaime, Audic Mota, Bruno Gonçalves e Tin Gomes; a prefeita de Canindé, Rozario Ximenes; entre outros.

Série de investimentos na cidade

Durante o evento, Camilo Santana anunciou várias outras obras para Canindé. “Já autorizei esse projeto de restauração, vamos fazer um grande investimento e a cidade vai ficar linda por todo o percurso da romaria. A Escola Estadual de Ensino Profissional já está funcionando, mas em breve faremos a inauguração oficial. Temos mais três escolas em construção para o segundo semestre e uma policlínica que vamos entregar até 20 de julho. Também vamos inaugurar a nova Delegacia Regional nos próximos dias 45 dias. Sobre o ‘Minha Casa Minha Vida’, a previsão que a Caixa me passou é para os próximos 60 dias. Vamos construir 30 novas Areninhas no interior, uma será em Canindé, que também vai ganhar duas salas de cinema”.

Interiorização do BPRaio

Com a instalação da base em Canindé, completa-se a implantação do BPRaio nas macrorregiões do Estado. As cidades que sediam unidades do batalhão são: Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá e, agora, em Canindé. Atualmente, incluindo Fortaleza, a força policial especializada está sediada em dez cidades cearenses.

O foco, agora, são os municípios com mais de 50 mil habitantes. A previsão é de que outras 28 bases, sendo nove na Região Metropolitana de Fortaleza e 19 no interior, sejam instaladas até o fim do próximo ano. Além disso, em Fortaleza, o número de equipes será duplicado até o fim do próximo ano, passando de 38 para 76, contando, no final da implantação, com 717 policiais militares, 510 motos e 12 viaturas.

Na Região Metropolitana, até o término de 2018, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Eusébio, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Cascavel e Aquiraz receberão o Batalhão especializado. Serão direcionados 424 profissionais de segurança em 46 composições, que realizarão o patrulhamento ostensivo em 180 motocicletas e 11 viaturas.

No interior, Aracati, Morada Nova, Crato, Acaraú, Itapajé, Boa Viagem, São Benedito, Quixeramobim, Icó, Camocim, Barbalha, Trairi, Limoeiro do Norte, Acopiara, Viçosa do Ceará, Granja, Baturité, Tianguá e Beberibe também serão contemplados com o BPRaio até o final de 2018. Essas unidades terão 671 policiais, divididos em 68 equipes; 288 motos e 19 viaturas.

No fim do próximo ano, o BPRaio terá em todo o território do Ceará 2.312 policiais, divididos em 250 equipes; 1.230 motos e 58 viaturas.