Juventude em Ação: SPD realiza ciranda da prevenção às drogas

16 de maio de 2017 - 11:49 # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

Ação alcançará sete municípios cearenses ao longo do ano letivo

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) já iniciou os preparativos para o início da terceira edição do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). Este ano, serão contemplados sete municípios cearenses. A iniciativa atende a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e alcança, também, as famílias dos alunos, docentes e lideranças comunitárias, proporcionando uma ciranda de prevenção. Cerca de oito mil alunos serão favorecidos.

Os municípios beneficiados são os seguintes: Fortaleza, Capistrano, Quixeramobim, Sobral, Horizonte, Juazeiro do Norte e Maracanaú. Neste sentido, a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, coordenado pela psicóloga Miriam Barreto, e com a participação de assistentes técnicos, manteve reuniões, na última semana, com a direção das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e gestores das escolas de algumas das cidades selecionadas.

Os objetivos dos encontros foram a apresentação do JA, o esclarecimento de dúvidas sobre o programa e a definição do calendário das atividades ao longo de ano letivo. Foram visitados, inicialmente, os municípios de Maracanaú, Horizonte, Capistrano e Sobral.

A ação preventiva Juventude em Ação da SPD é dividida em sete etapas e inclui mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa nas cidades, construção do regulamento geral / realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.

A programação do JA em cada município envolve, ainda, multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorre a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.

O JA proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

O ponto de partida do programa de prevenção é a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, que estimula a discussão de mitos e verdades sobre a temática das drogas. Os conhecimentos sobre entorpecentes são absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária. Os jovens deixam de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, ressalta que o Estado do Ceará é pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, favorecendo o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de entorpecentes.