CE Pacífico: PM se aproxima de crianças e adolescentes por meio do esporte na Uniseg 2

23 de maio de 2017 # # #

Assessoria de Comunicação da SSPDS Fone: (85) 3101 6517/6519 E-mail: ascom@sspds.ce.gov.br Twitter: @sspdsce

O trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) na Unidade Integrada de Segurança 2 (Uniseg 2) tem ido além das fronteiras da segurança pública e se aproximado de crianças e adolescentes por meio do esporte. Com aulas de judô ofertadas pelo projeto Arte Suave, duas das atletas formadas pelos militares representaram o Ceará no Campeonato Brasileiro de Judô Região I e voltaram para casa com medalhas na bagagem. A competição se deu há cerca de um mês, em Belém, capital do Pará, onde as cearenses alcançaram as terceira e quarta colocações.

O Arte Suave é um dos projetos sociais da Polícia Militar desenvolvidos dentro do território do Ceará Pacífico, na Uniseg 2, em Fortaleza. Ao todo, 70 alunos têm a oportunidade de aprender judô gratuitamente e, além disso, representar o Estado dentro e fora do solo cearense. É o caso das atletas Ravena Silva e Damiana Sillezya, ambas com 15 anos, que saíram, respectivamente, em terceiro e quarto lugar no campeonato realizado em Belém. “Nossos treinos foram intensificados, de segunda à sexta”, explica Damiana, sobre as preparações. Essa foi a primeira vez que a adolescente competiu fora do Ceará. As atletas foram convocadas para o campeonato pela Federação Cearense de Judô (FECJU). O evento reuniu competidores dos estados do Amazonas, Maranhão, Ceará, Pará, Piauí e Roraima. Inclusive, a campeã olímpica, Sarah Menezes, que é do Piauí, também participou.

No último dia 13 de maio, Damiana também subiu três vezes ao pódio, durante o Campeonato Cearense de Judô 2017, realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO). Ela foi medalhista em três categorias. Outros alunos do Arte Suave dos bairros Meireles, Papicu e Presidente Kennedy, sob a coordenação dos militares Holanda e Jayson, também levaram medalhas para casa. Ao todo, 23 alunos dos policiais foram campeões nas categorias Festival, Sub -11, Sub -13, Sub -15, Sub -18, Sub -21 e Dangai (da faixa amarela à laranja).

Mas, com menos de um ano como judoca, a garota já coleciona nove medalhas conquistadas em sua terra natal. No entanto, suas vitórias não se resumem em títulos. Ela também conta que o judô lhe ajudou a melhorar sua atenção, coordenação motora, seu desempenho e também a emagrecer. Um dos instrutores das aulas de judô ofertadas pelos militares atuantes na Uniseg 2 é o soldado Holanda. “O principal objetivo do projeto é ensinar para essas crianças e adolescentes a disciplina e o respeito para que possam ficar afastadas das drogas e da violência. Além de contribuir com o bem-estar físico, o judô também proporciona a formação moral, para tornarem-se melhores cidadãos”, declara o soldado.

“O professor é muito companheiro. Passa um treino ótimo. Sou muito grata a ele. Fui para Belém e ele me ajudou”, declara Damiana, sobre o sd Holanda. Ela também faz Jiu-jitsu com o sargento Napoleão na Uniseg 2 – que conta com mais 70 alunos. Os treinos de judô são realizados em dois locais dentro da Uniseg. No Papicu, na sede da 3ª e 4ª Companhia do 8º Batalhão da PM; e no Meireles, na sede do 8º Batalhão da PM, respectivamente nos dias de segunda, quarta e sexta e nas terças e quintas, durante a manhã e tarde.

Damiana, que é moradora do bairro Meireles, ainda fala que tomou conhecimento do curso por meio de uma pessoa atuante na comunidade, que falou para sua mãe da novidade e esta a levou para participar. “E eu me apaixonei e fiquei”, completa, com risos de satisfação por ser uma judoca. Ela nem pensa em sair do projeto, mas quer crescer ainda mais na prática esportiva e repassar seus conhecimentos para outras pessoas e deixa um recado para os demais adolescentes moradores de sua comunidade: “Venham conhecer o projeto, com certeza vai ser muito legal (…). Os policiais são muito acolhedores”.

Serviço:

Quem quiser participar do projeto Arte Suave da Uniseg 2 e ser mais um representante do Ceará em campeonatos esportivos de judô basta ir até um dos locais de treino e falar com um dos instrutores.

Papicu – Sede da 3ª e 4ª Cia do 8º BPM – Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1863 (terças e quintas).

Meireles – Sede do 8º BPM – Rua Silva Paulet, 495 (segundas, quartas e sextas).