Centro de Especialidades Odontológicas de Juazeiro do Norte levará experiência a conferência internacional

23 de maio de 2017 - 15:10 #

Assessoria de Comunicação da Sesa Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220 Twitter: @SaudeCeara www.facebook.com/SaudeCeara

Um ano após a certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o trabalho de melhoria da segurança do paciente e qualidade no atendimento desenvolvido pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Juazeiro do Norte, da rede pública do Governo do Ceará, é mais uma vez reconhecido, dessa vez internacionalmente.

A experiência foi aprovada para apresentação na Conferência Internacional da Sociedade Internacional de Qualidade em Serviços de Saúde (ISQua), que acontecerá em Londres, de 1º a 4 de outubro. A diretora-geral Janine Rosas comemorou: “Nos tornamos cada vez mais referência, não só no Estado, mas também no país e, agora, internacionalmente”.

O Ceará tem três CEOs regionais certificados pela ONA. Em 2016, o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora, certificou os CEOs regionais em Cascavel, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, reconhecidos como serviços Acreditados. Esse nível de certificação é atribuído a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, em padrões internacionais, tornando-se os primeiros serviços odontológicos acreditados no país.

O CEO de Juazeiro do Norte continua trabalhando focado na segurança dos seus pacientes e adaptou os seis protocolos de segurança preconizados pela Organização Mundial de saúde (OMS) para serviço odontológico. Essa experiência foi agora reconhecida internacionalmente com aprovação, entre mais de 1,6 mil trabalhos inscritos, para apresentação do relato na 34ª Conferência Internacional da ISQua.

“Nestes oito anos de serviço, o CEO Regional sempre primou pela qualidade, sendo reconhecido por todos como serviço odontológico de referência em nosso Estado”, disse Janine Rosas.

Evento internacional

A 34ª Conferência Internacional científica sobre qualidade e segurança adotou por tema “Aprendendo ao nível do sistema para melhorar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde”. O evento contará com 11 trilhas de conteúdo: a voz do paciente, dados para impulsionar a tomada de decisão, melhoria da qualidade sustentável para países em desenvolvimento, compreendendo os sistemas para a segurança, educação através de aprendizado e compartilhamento, generalização dos resultados de melhoria, melhoria disruptiva e mudança adaptável, qualidade e segurança em crises, qualidade em saúde mental, qualidade nas comunidades.

O CEO regional em Juazeiro do Norte foi inaugurado em dezembro de 2009. Os serviços especializados em saúde bucal dão cobertura à população de 400 mil habitantes dos municípios de Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Missão Velha e Juazeiro do Norte. A gestão é do consórcio público de saúde da região e os recursos de custeio e investimentos são rateados entre governo federal, governo estadual e municípios.