Ceart expõe produtos do artesanato cearense no Dragão Fashion Brasil

24 de maio de 2017 - 16:09 # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama (85) 3254.4028 / 98957.0292 deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br / wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

A Central de Artesanato do Ceará (Ceart) estará presente no Dragão Fashion Brasil (DFB) 2017, que acontece no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, entre esta quarta-feira (24) e sábado (27), com uma exposição do artesanato cearense. A ação é do Gabinete da Primeira-Dama do Estado, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e tem o objetivo de fomentar o setor artesanal.

Cerca de cinco mil pessoas que circulam diariamente no evento terão acesso a um dos artesanatos mais ricos do Brasil nas tipologias: fios e tecidos (renda de bilro, filé, crochê e bordado), madeira, papel, couro, argila e arte popular. Atualmente, a Ceart conta com cerca de 42 mil artesãos cadastrados, que produzem mais de nove mil itens, com preços a partir de R$ 5,50.

Além disso, no espaço destinado à comercialização dos produtos, estarão presentes cinco entidades artesanais do Estado sob a supervisão da Ceart. São elas: Airam, de Juazeiro do Norte; Associação dos Artesãos da Serrinha, de Granjeiro; Associação das Crocheteiras Nova Russense (Ascron) e Associação do Artesanto Artista e Crochê Nova Russense (Artecron), de Nova Russas; e Grupo Produtivo-MAR, de Fortaleza.

Projeto Tramas e Sonhos

Uma das novidades desta edição é um espaço de desfiles com a programação mais alternativa do Festival. Na Sala das Marés, com capacidade para 600 convidados, 12 adolescentes cearenses do projeto Tramas e Sonhos, criado por artesãs do Litoral Oeste do Ceará, realizarão o sonho de subir pela primeira vez na passarela, nesta quinta-feira (25), às 17h. A iniciativa, que tem o objetivo de lançar novas caras para o mundo da moda, recebeu o apadrinhamento da primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana.

Dragão Fashion

Criado em 1999, em Fortaleza/CE, ainda com o nome de Dragão Fashion Brasil, o DFB é um dos maiores e mais longevos eventos de moda do país. A partir de 2015, já no posto de maior festa da moda autoral da América Latina, o DFB ocupa as instalações do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Em 2017, surge o DFB Festival, que passa a celebrar a grande festa da moda, da indústria e da cultura do Ceará para o mundo.

Serviço

– Exposição da Ceart no Dragão Fashion Brasil
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (Porto do Mucuripe)
Dias: de quarta (24) à sábado (27)
Hora: 17h às 22h

– Desfile do Projeto Tramas e Sonhos
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (Porto do Mucuripe)
Dia: quinta-feira (25)
Hora: 17h