Polo Industrial e Tecnológico da Saúde tornará Ceará referência em pesquisa

26 de maio de 2017 - 18:20 # # #

André Victor Rodrigues Repórter / Célula de Reportagem Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

A unidade da Fiocruz no Ceará, uma das âncoras do Polo, será inaugurada ainda este ano. O governador Camilo Santana visitou as obras na tarde desta sexta-feira (26)

O governador Camilo Santana realizou, nesta sexta-feira (26), uma visita à unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, localizada no Eusébio. A obra está próxima dos 100% de execução, com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, e representa o primeiro grande investimento do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde. Durante o evento, o chefe do Executivo reforçou que, com as ações e parcerias do Governo, o Estado caminha para se tornar referência em pesquisa, tecnologia e inovação na área da Saúde.

Uma das mais renomadas instituições de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas do mundo, a Fiocruz investiu R$ 180 milhões na estrutura da unidade cearense. Quando iniciar o funcionamento no Estado, a fundação trará impacto positivo com geração de empregos, fomentação da economia local, além dos ganhos estruturais e de qualidade de serviços para a saúde pública e privada.

Camilo Santana pontuou que o Governo do Ceará trabalha para atrair novos investimentos para diversos segmentos no Estado. Dentre eles, a saúde tem papel fundamental para evolução de tratamentos, avanços tecnológicos e econômicos para o setor de fármacos e medicamentos, e desenvolvimento do pensamento científico. Além disso, enfatiza o chefe do Executivo, o crescimento da indústria no Eusébio trará mais atividades econômicas também para o entorno do Polo da Saúde.

“O Ceará tem uma expertise muito grande na área da Saúde. Esse polo é onde nós estamos recebendo uma das instituições mais conceituadas do mundo, que é a Fiocruz. O prédio vai ser um grande centro de formação de pesquisa, não só para o Ceará mas para o Brasil inteiro. Esse polo está atraindo outras empresas para se instalar nele, além do entorno que já tem previsto investimentos da iniciativa privada, como hotéis e hospitais. O Governo do Estado contratou agora uma empresa para fazer o plano diretor dessa área e planejar a ocupação dessa área em volta do polo de saúde. Então isso é geração de emprego, é desenvolvimento de pesquisa, qualificação da saúde pública e privada, e também fazer do Ceará referência nesta área de saúde”, afirmou.

O governador lembrou, ainda, que vizinho à fábrica da Fiocruz estão em curso as obras da fábrica de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz, a Bio-Manguinhos, com investimento de aproximadamente R$ 700 milhões. “A previsão é que já esteja em funcionamento entre 2019 e 2020”. O Centro de Plataformas Vegetais será a primeira fábrica de vacinas da Fiocruz fora do Rio de Janeiro e produzirá vacinas para febre amarela e doença de Gaucher.

Santana revelou que, em junho, se dedicará a atrair mais uma grande parceria para o Estado: o Instituto Pasteur. “Estamos agendando no próximo mês uma visita ao Instituto Pasteur, lá na França. Queremos atrai-lo para funcionar no Polo. Vamos colocar a disposição, caso eles tenham interesse em construir um prédio aqui no Ceará”.

Estiveram presentes na visita os deputado estaduais Walter Cavalcante e Júlio César Filho, o deputado federal Odorico Monteiro, a presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, o coordenador de Transportes e Obras da Seinfra, André Pierre, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel, o ex-presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Fernando Cirino, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão Bittencourt, o dirigente do Grupo Edson Queiroz, Edson Neto, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Quimicas, Farmacêuticas, Colchões e de Materiais Plásticos e Produtos Isolantes do Estado do Ceará (Sindiquímica), construtoras e engenheiros.

Busca por investimentos

Sediado no município do Eusébio, o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde compreende área de aproximadamente 73 hectares, desapropriada pelo Governo do Ceará. O Governo pretende trazer indústrias referências no país e também no exterior para ocupar todo o espaço e solidificar a produção para o setor. As indústrias selecionadas para o Polo serão beneficiadas com incentivos diferenciados de até 99% do ICMS gerado em função da produção, na forma prevista na legislação do FDI, com retorno de até 1% e prazo de fruição de até dez anos.

As duas empresas âncoras do Polo são a Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro de Plataformas Vegetais da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-manguinhos).

“Vamos ter um Ceará antes e um depois com esse equipamento que estamos entregando. Será aberto na economia do Estado um caminho para se atingir perfil mais tecnológico. Vai ser muito bom a gente ter esse novo horizonte, com o Ceará indo mais uma vez na contra-mão dessa crise. A Fiocruz é uma grande âncora onde vão se instalar novas empresas. Em breve anunciaremos mais investimentos para a região. Isso aqui vai ser uma nova realidade”, complementou a presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Nicolle Barbosa.

Os principais órgãos do Governo do Ceará parceiros nas ações do Polo são: Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), com articulação e acompanhamento das ações, elaboração de oficina para sugerir o modelo de gestão, venda dos imóveis às empresas selecionadas pelo Comitê Gestor; Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), com elaboração, aprovação junto aos órgãos competentes e execução dos projetos de infraestrutura; Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), com implantação de fibra ótica e acompanhamento do cronograma do Polo através do sistema de gestão informatizado; Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), com abastecimento de água e esgotamento sanitário; além da Prefeitura Municipal do Eusébio.