Hospital de Messejana: Governo do Ceará entrega 48 novos leitos

29 de maio de 2017 - 14:10 # # #

Caio Faheina Repórter / Célula de Reportagem Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Com o novo espaço, a unidade passa a ter 130 vagas para atendimento na Emergência. Durante a inauguração, o chefe do Executivo autorizou outra ampliação do local

Novos 48 leitos foram inaugurados no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, nesta segunda-feira (29). Com a aquisição, o setor de emergência da unidade passa de 82 para 130 leitos disponíveis. O equipamento, instalado no Posto 3 do hospital, vai acolher, principalmente, pacientes cardiopatas e/ou com deficiências pulmonares – áreas de referência do Hospital do Coração, como é popularmente conhecido.

O governador Camilo Santana afirma que, apesar da crise político-econômica pela qual o País passa, os investimentos na área da saúde não podem parar. “Não temos medido esforços para garantir melhores condições aos pacientes que precisam de atendimento nos hospitais públicos”, disse.

Durante a solenidade, no corredor da unidade hospitalar, o chefe do Executivo autorizou a ampliação de mais vagas no local. “Já recebi a demanda dos vereadores para que a gente possa fazer mais leitos, uma nova estrutura, para que as pessoas sejam melhor acolhidas”, assegurou. Ao todo, a nova Emergência recebeu investimento da ordem de R$ 1,5 milhão, recursos exclusivos do Governo do Ceará.

De acordo com o secretário da Saúde, Henrique Javi, as melhorias no Hospital do Coração refletem a atual demanda populacional. “A saúde precisa estar se reinventando o tempo inteiro. Um fenômeno que deve ser considerado é o envelhecimento da população no Ceará. Em um século, ganhamos 35 anos na expectativa de vida. Isso faz com que a gente tenha mais atenção com o paciente, como a que esta nova unidade propicia”, certificou. Ainda segundo Javi, estruturas semelhantes que operam no Interior também estão sendo requalificadas, como unidades na região Norte e no Cariri.

Para o diretor do Hospital do Coração, Frederico Augusto de Lima, a entrega da nova unidade é um alento não só para os pacientes, como também para os funcionários do hospital. Segundo ele, o espaço vai ajudar a amenizar um dos principais desafios do atendimento público: a superlotação. “Há vários fatores que têm feito com que o HM seja mais procurado. Um deles é que os pacientes estão deixando os planos de saúde, por questões econômica. Por outro lado, o HM é reconhecido e respeitado pelo serviço de cardiologia. Isso faz com que a procura seja maior”, pontuou.

Atendimento

Um dos primeiros pacientes a ocupar o novo espaço foi o pescador Aldenor Miranda, de 69 anos. Diagnosticado com dilatação da aorta, ele chegou na unidade há dez dias e estava sendo atendido no corredor do hospital. “É uma melhora muito grande, principalmente pra quem estava no corredor, né? Espero que outros tenham a felicidade que eu tive”, sorriu.

O Hospital do Coração é uma unidade terciária, especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Desde 1997, quando o hospital começou a realizar transplantes de coração, 381 transplantações foram realizadas. A unidade também se destaca por ser o único centro médico do Norte e Nordeste do País na realização de transplante de pulmão. Desde o funcionamento do serviço, há seis anos, o hospital já realizou 35 cirurgias.