Primeiro Passo: Governo entrega mais 600 novos profissionais ao mercado de trabalho

29 de maio de 2017 - 15:30 # # # #

305 empresas são parceiras do projeto e 95 jovens já estão empregados

“Mudou minha postura para a vida. Agora tenho uma nova postura profissional, mais segura, mais firme com base nos meus conhecimentos. O curso é muito bom, os módulos são bem estruturados. Cresci muito na sala de aula, cresci muito dentro da empresa e essa bagagem é um prêmio para mim”. A declaração é de Carolina de Lima Santos, 22 anos, moradora do Alto Alegre II, em Maracanaú, nova Assistente de Vendas, pronta para o mercado de trabalho. Ela é um dos 600 jovens qualificados profissionalmente pelo Projeto Primeiro Passo que receberão o certificado de conclusão de curso, nesta terça-feira (30), das mãos do titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, no Clube da Petrobras, em Fortaleza.

Mesmo antes do término do contrato de aprendizagem, 95 jovens já foram contratados pelas empresas onde atuavam. Milton Rodrigues Silva é um deles. Morador da Paupina, em Fortaleza, o jovem de 20 anos foi admitido pelo supermercado onde realizava a prática do curso de Assistente de Comércio e afirma que o projeto oferece expectativas de um futuro profissional promissor. “Conquistei uma vaga no mercado, tive meu trabalho reconhecido e isso motiva. O Primeiro Passo me ensinou muito e recomendo aos amigos do meu bairro que sigam nesse caminho do estudo também”, reforça Milton.

São 305 empresas parceiras do projeto na ação, onde os jovens desenvolveram atividades em vários campos de conhecimento, ao mesmo tempo em que exerciam a prática dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Comércio e Assistente de Vendas. Os novos profissionais foram qualificados na linha Jovem Aprendiz. Em 2017, outros 652 jovens capacitados pelo Primeiro Passo já foram certificados em 20 municípios cearenses.

De olho no mercado de trabalho

Realizados em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), os cursos foram divididos em quatro ciclos de aprendizagem, sendo a etapa teórica composta de 400 h/a e a prática de 880 h/a, totalizando uma carga horária de 1.280 h/a. “Nossos jovens estão encontrando um mercado de trabalho cada dia mais competitivo. Por isso investimos em qualificar profissionais não só com base técnica firme, mas também com olhar inovador e empreendedor, características cada vez mais necessárias”, enfatiza o titular da STDS, Josbertini Clementino.

O Primeiro Passo capacita profissionalmente, por meio das linhas de ação Aprendiz, Bolsista e Estagiário, adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Foram incluídos, nos cursos que serão encerrados nesta terça-feira, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), e jovens oriundos do Projeto Vira Vida, realizado em parceira com o SESI Parangaba.

*Mais informações:

Projeto Primeiro Passo
Telefones: 3101.1554 / 1559
Emails: primeiropasso@stds.ce.gov.br / jovemaprendiz@stds.ce.gov.br

29.05.2017

Assessoria de Comunicação e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: (85) 98878.8510
Fone: (85) 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Facebook: www.facebook.com/stdsce
Twitter: www.twitter.com/stdsonline