SAMU qualifica atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos

29 de maio de 2017 - 13:28 # # # #

A atualização dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará) no atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos tem continuidade com a realização de capacitação em três bases no interior do Estado. Serão três capacitações sobre Acidentes com Animais Peçonhentos nas bases de Juazeiro do Norte, na terça-feira, 30 de maio, Iguatu, na quarta-feira, 31 de maio, e Quixeramobim, quinta-feira, 1º de junho. Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e condutores socorristas das bases de Eusébio, Maracanaú e Caucaia já passaram pela mesma capacitação.

Durante todos os dias do ano é preciso ter cuidado com os animais peçonhentos. E é muito comum, por exemplo, o aparecimento de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas no período de chuvas. Este ano, conforme a última atualização semanal de doenças compulsórias, da semana epidemiológica 20, foram confirmados 1.004 acidentes por animais peçonhentos no Ceará.

Prevenção

A melhor forma de evitar os acidentes com cobras, escorpiões, aranhas e outros bichos peçonhentos é a prevenção. Por isso é fundamental manter a casa e a área ao redor limpas, uma vez que o lixo e entulhos podem servir de abrigo para muitos destes animais.

Também é importante ficar atento à limpeza de armários, já que ambientes escuros e úmidos servem de esconderijos para aranhas e escorpiões. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos. Moradores de área rural e trabalhadores da agricultura não podem deixar de usar luvas e botas ao entrar em matas ou plantações.

Calendário de Capacitações

Base SAMU Juazeiro do Norte
Terça-feira, 30 de maio
Local: Faculdade Juazeiro do Norte (FJN)
Rua São Francisco, 1224, São Miguel

Base Iguatu
Quarta-feira, 31 de maio
Local: Hospital Regional
Rua Edilson de Melo Tavares, bairro Esplanada
Base Quixeramobim
Quinta-feira, 1º de junho
Local: Liceu
Rua Dr. Joaquim Fernandes s/n

29.05.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara