Hospital São José oferta medicamentos que previnem o HIV

30 de maio de 2017 - 16:37 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital São José Franciane Amaral (85) 3214-4605/ 98961.3880

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o Hospital São José, unidade do Governo do Ceará, amplia a oferta da chamada Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), medicamentos que previnem o HIV. O HSJ foi um dos hospitais brasileiros escolhidos para a distribuição dessa Profilaxia porque participou do projeto-piloto para a incorporação da PrEP.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a oferta da pré-exposição para casais soro diferentes; gays; homens que fazem sexo com homens; profissionais do sexo e pessoas transgêneros (travestis e transexuais), consideradas populações-chaves.

“Esses medicamentos têm uma eficácia de 90%, se tomados corretamente. Não devem ser utilizados por pessoas que já tem o vírus HIV, pois as substâncias são preventivas e podem causar resistência ao tratamento de pacientes soropositivos. As pessoas já infectadas não recebem a profilaxia e são encaminhadas para tratamento”, esclarece o infectologista do HSJ, Érico Arruda.

Desde a fase experimental no Hospital São José, 30 pessoas que fazem parte das populações-chave tomam essa medicação preventiva continuamente. De acordo com o infectologista Érico Arruda, o fato de pertencer a esses grupos não é único critério. Os médicos fazem uma avaliação de acordo com o comportamento sexual e outros contextos para que a medicação seja ofertada. A garantia de adesão ao medicamento também é avaliada. O usuário precisa tomar o comprimido diariamente para ficar protegido do HIV. A profilaxia só começa após testagem do paciente para HIV.

Ações preventivas

A PrEP faz parte de um conjunto de ações preventivas contra o HIV. Existem ainda a testagem regular; testes durante o pré-natal; testagem e tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais; uso de preservativo masculino e feminino e profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), também oferecida pelo Hospital São José, referência no tratamento de HIV/Aids no Ceará.

Vale lembrar que a PrEP não substitui o uso do preservativo. A camisinha é a forma mais efetiva de proteção contra as outras IST, como sífilis, gonorreia, hepatites B e C, por exemplo, que não são evitadas por meio da profilaxia pré-exposição.
As pessoas que fazem parte das populações-chave podem buscar avaliação médica para início da Profilaxia Pré Exposição no Hospital São José, na Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia.