Saúde: leituristas da Enel vão monitorar focos do mosquito no Ceará

30 de maio de 2017 - 12:20 # # #

Acordo de cooperação entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a distribuidora de energia Enel vai reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika com cerca de 433 leituristas de medidores residenciais em todo os municípios do Estado. Os leituristas da Enel passarão a identificar imóveis fechados ou abandonados, possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti e casos de arboviroses entre os moradores das ruas que percorrem diariamente. A cada dois dias, um relatório com as informações dos leituristas será repassado pela companhia de distribuição de energia para o Núcleo de Controle de Vetores da Sesa (NUVET), que fará análise e acionará as prefeituras para as providências.

Para a realização desse serviço, os leituristas da Enel começaram a ser treinados pelo NUVET na segunda-feira, 29 de maio, na identificação de potenciais focos de proliferação do mosquito. Durante a visita domiciliar, perguntarão aos moradores sobre a ocorrência de casos de dengue, chikungunya e zika na vizinhança, o que também pode ser indicativo da existência de criadouros do Aedes aegypti. Cada leiturista percorre entre 10 a 15 ruas todos os dias, fazendo a leitura dos medidores de energia. Isso significa que, diariamente, pelo menos 4,3 mil ruas dos municípios cearenses serão monitoradas para identificação da presença do mosquito transmissor. Constatados focos do mosquito, as prefeituras acionarão seus agentes de endemias para as ações de controle.

Para o enfrentamento às arboviroses em todo o Estado, a Sesa realizou este ano 33 visitas técnicas de apoio aos municípios, com fornecimento de material de apoio aos agentes de controles de endemias municipais, distribuição de dez mil rolos de telas para depósitos de água e pulverização espacial UBV (fumacê). Entre as ações que cabem aos municípios, de acordo com o Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses 2017/2018, está a inclusão de casos suspeitos de arboviroses no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O cenário de cada município é avaliado e, a depender do caso, pode contar com medidas como visita técnica da equipe da Sesa e monitoramento do plano de ação para o combate ao mosquito. Um total de 130 municípios cearenses recebeu cartas de alerta da Secretaria sobre risco de epidemia em relação às arboviroses, dos quais 86 (66,1%) encaminharam plano emergencial para combate ao mosquito.

A maioria dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro de casa. É preciso manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no dia 26 de maio, o Ceará confirmou, até a semana epidemiológica 21, 9.047 casos de dengue, com 3 óbitos, 31.482 casos de chikungunya, com 14 óbitos, e 144 casos de zika.

Calendário de treinamento de leituristas da Enel

Segunda, 29 de maio de 2017

– Polos de Leitura de Sobral, Tauá, Jaguaribe

Terça, 30 de maio de 2017

– Polos de leitura de Aquiraz, São Benedito, Camocim, Canindé, Quixadá, Nova Russas, Crateús, Itapipoca, Itapajé, Juazeiro do Norte, Crato, Campos Sales, Iguatu, Senador Pompeu, Icó, Russas, Aracati

Quinta, 1º de junho de 2017

– Polo de leitura de Fortaleza
Auditório Waldir Arcoverde, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza
A partir das 16h

Quinta, 1º de junho de 2017

– Polos de leitura de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Acaraú, Milagres.

30.05.2017

Assessoria de Comunicação da Sesa
Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel (85) 3101.5221 / 3101.5220
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCea