CIPP participa de feira internacional de rochas ornamentais

1 de junho de 2017 - 11:00 # # #

Assessoria de Comunicação da Cearáportos comunicacao@cearaportos.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no período de 1 a 3 de junho, das 15 às 20 horas, participa da 3ª edição da Fortaleza Stone Fair, que acontece no pavilhão C do Centro de Eventos do Ceará. A feira internacional realizada anualmente funciona como um canal de desenvolvimento de negócios, atraindo, principalmente, mineradores e indústrias de beneficiamento de rochas ornamentais do Brasil e do mundo.

No estande do CIPP, os visitantes da feira poderão conversar com profissionais do Porto do Pecém, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE-Ceará) e da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), importantes equipamentos do Governo do Ceará para atração de novos investimentos.

De acordo com o presidente do Porto do Pecém, Danilo Serpa, a feira é um importante meio para mostrar aos investidores a estrutura que o Estado possui para atender este novo mercado que está crescendo. Segundo Serpa, em 2016, 98% das rochas ornamentais movimentadas pelo porto de longo curso foi exportada. “Os principais destinos são Estados Unidos, Itália, China e Canadá”, destaca o presidente. Porém, vale ressaltar que a mercadoria também é importada e movimentada entre portos brasileiros (cabotagem).

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, a participação do CIPP neste evento é valorosa, visto que o mercado de rochas ornamentais no Ceará é eminentemente exportador, além do Estado ser um grande produtor desses materiais. “Estamos negociando a entrada de empresas do setor na ZPE/Ceará para obter os benefícios da freezone, a única em operação do país, e obviamente, toda a produção será escoada através do Porto do Pecém”, finaliza.

Lançamento

Durante de abertura do evento, as 19 horas no dia 1º de junho, o Governo do Ceará, por meio da Adece, lançará o Atlas Geológico e da Mineração do Estado do Ceará, uma maneira de estimular novos investidores em busca de informações acerca da geologia, mineralogia e dimensões de ocorrências e de jazidas no território cearense.

CIPP na Fortaleza Stone Fair
Quando: 1 a 3 de junho
Horário: 15 às 20 horas
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz) – Pavilhão C