São João: Dragão do Mar estreia o Forró da Praça na próxima quinta (8)

2 de junho de 2017 - 14:28 # # #

Luar Maria Brandão Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081

Esta primeira edição será realizado nos dias 8, 15, 22 e 29 de junho, às 19h, na Praça Verde, com acesso gratuito. Agitarão as noites juninas os DJs do Borogodó Sistema Estereofônico e a banda Os Muringa, acompanhados sempre de convidados especiais como Rita de Cássia e Daniel Groove

No mês mais nordestino do ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estreia o Forró da Praça, uma programação que veio para celebrar os mais tradicionais e saudosos estilos do nosso forró. Imersa no clima junino, com direito a bandeirinhas de São João, quadrilha improvisada e comidas típicas, a festa do forró será realizada toda quinta-feira de junho, a partir do dia 8, às 19h, na Praça Verde. Para aquecer os pés dos forrozeiros, as noites vão começar com os DJs do projeto Borogodó Sistema Estereofônico. Na sequência, sobem ao palco Os Muringa, que, a cada edição, serão acompanhados por um nome diferente da música cearense. Quem estreia o Forró da Praça, na próxima quinta-feira, é a rainha do Forró das Antigas, Rita de Cássia. O acesso é gratuito.

Abrindo todas as noites de Forró da Praça, o Borogodó Sistema Estereofônico, composto por Daniel Goiana e Selekta Fisherman, passeia pela imensidão sonora brasileira, indo do rojão, forró e baião ao carimbó. Logo depois, o grupo de forró Os Muringa chega celebrando a cultura nordestina através do forró tradicional. Com muita alegria e descontração, vão tocar desde o pé-de-serra para arrastar o pé agarradinho até o forró mais agitado que guiará a quadrilha improvisada. “Vai ter Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Falamansa, Dorgival Dantas e, claro, muito Forró das Antigas, já que teremos a participação especial de Rita de Cássia”, adianta Ráu Rocha, sanfoneiro e voz da banda.

Cantora e compositora cearense, Rita de Cássia compôs clássicos do forró como “Meu vaqueiro, meu peão” e “Brilho da lua”. Ela é a primeira convidada da sequência que traz ainda, nas quintas-feiras seguintes: Néo Pinéo, Mel Mattos, Daniel Groove, Di Ferreira, Nicinha do Acordeon e Paula Tesser. “É muito importante que um centro cultural do porte e relevância do Dragão do Mar valorize, com uma programação ainda que sazonal, um gênero tão tradicional da música cearense, que é o forró, promovendo ainda uma feliz troca entre o autêntico forró e os novos nomes da cena musical do Ceará”, explica o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.

Segundo o diretor, a partir deste ano, o Forró da Praça será realizado todo mês de junho, na Praça Verde do Dragão, seguindo o formato do Bloco Chão da Praça, programação que já entrou no calendário do Pré-Carnaval de Fortaleza. O acesso ao Forró da Praça é totalmente gratuito. Assim como em todas as programações realizadas na Praça Verde, quando há venda de bebidas alcoólicas, a classificação etária é de 18 anos de idade, conforme orientação da Justiça do Estado. Não será permitida a entrada com bebidas.

Programação

Dia 8/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Rita de Cássia

Dia 15/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Nicinha do Acordeon e Paula Tesser

Dia 22/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Mel Mattos e Néo Pinéo

Dia 29/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Daniel Groove e Di Ferreira

SERVIÇO
Forró da Praça 2017
Quando: dias 8, 15, 22 e 29 de junho (às quintas-feiras)
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Hora: das 19h às 23h
Acesso gratuito
Classificação etária: 18 anos