Ceará ganhará fábrica de grupo da Brilux

6 de junho de 2017 - 14:25 # # #

Assessoria de Comunicação Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) (85) 3457-3300

O crescimento do setor químico no Ceará ganhará mais força nos próximos anos. Depois de anunciar a liberação de recursos para criação de Polo Químico Industrial em Guaiúba, o Estado se prepara para receber uma das maiores indústrias do País no segmento no município de Horizonte. Com 70 anos no mercado, a Brilux detém marcas líderes no mercado e pretende ampliar mais ainda sua posição de liderança nas regiões Norte e Nordeste.

“A vinda do empreendimento para o território cearense é fruto de um trabalho árduo realizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Em tempos de crise financeira no Brasil, atrair uma indústria desse porte é uma grande conquista para o Estado, que será privilegiado com mais de 300 empregos diretos e 1.000 indiretos. Visitei a planta fabril da empresa em Pernambuco e fiquei encantada com o que vi de perto. O Ceará terá muito a ganhar com esse investimento”, comemora a presidente da Agência, Nicolle Barbosa.

Aproximadamente R$ 56 milhões devem ser investidos pelo grupo com a instalação da nova fábrica. Além do parque fabril, a estrutura contemplará um centro logístico responsável por movimentar produtos fabricados nas plantas do Ceará e de Pernambuco.

“Escolhemos o Ceará pela localização estratégica que nos permite alcançar importantes mercados e reduzir o nosso custo logístico, além dos incentivos fiscais que o Estado oferece”, comenta o superintendente do grupo, Hisbello de Andrade Lima Neto. De acordo com ele, a planta será a mais moderna do grupo e tem previsão de operar no final do próximo ano.

Na planta cearense, a empresa prevê a produção de água sanitária, amaciante e lava-louça com expectativa de comercializar 3,9 milhões de caixas por ano.

Líder de mercado

A Brilux é parte do Grupo Raymundo da Fonte, uma empresa brasileira fabricante de produtos de limpeza doméstica, higiene pessoal, condimentos e inseticidas desde 1946. Atualmente, o grupo conta com quatro plantas industriais situadas em Pernambuco, Pará, Bahia e Rio de Janeiro, além de um centro de distribuição no Ceará, responsável por atingir 95% dos pontos de venda no Norte e Nordeste.

Dentre os 350 produtos existentes no portfólio, a empresa detém, entre as líderes de mercado, as marcas Brilux, Even, Sonho, além do vinagre Minhoto. São aproximadamente 300 milhões de litros de água sanitária, 270 milhões de litros de sabonetes, 60 milhões de litros de vinagre.

Com mais de 6 mil clientes ativos, o grupo gera atualmente mais de 2.500 empregos diretos e mais de 500 profissionais de vendas.

Polo Industrial Químico

Em fevereiro deste ano, o Governo do Ceará anunciou a concretização do Polo Químico de Guaiúba. O empreendimento contará com investimentos em infraestrutura oriundos da Adece e da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) no valor de R$ 10,8 milhões. Um total de 27 empresas está previsto para se instalar no local gerando cerca de dois mil empregos diretos na cidade.

06.06.2017