Facebook: governador anuncia informatização do sistema público de saúde

6 de junho de 2017 - 18:47 # # #

Caio Faheina Repórter / Célula de Reportagem

Medidas para informatizar e integrar o sistema público de saúde do Estado estão sendo avaliadas pelo Governo do Ceará junto às prefeituras cearenses e ao Governo Federal, conforme pontuou o governador Camilo Santana em bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. Segundo o chefe do Executivo, que cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (6) com os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Helder Barbalho (Integração), os equipamentos públicos de saúde do Estado receberão sistema de internet e computadores para otimizar o cadastro e o atendimento do cidadão.

“Quando o paciente chegar num posto de saúde, ele será cadastrado, e essa informação vai ser estendida para outras unidades de saúde. Isso facilitará o atendimento e nos possibilitará um planejamento de forma mais integrada e sistêmica de ações entre municípios, Estado e União”, explicou Santana. Além disso, o governador acrescentou que também discutirá medidas para as áreas de educação, segurança e geração de emprego.

O governador lembrou, ainda, que foram entregues, na última semana, novos 48 leitos no setor de emergência do Hospital de Messejana (Hospital do Coração). Com a aquisição, o setor de emergência da unidade passou de 82 para 130 leitos disponíveis. “Assumi o compromisso de construir mais leitos na unidade e também já pedi ao secretário Henrique Javi (Saúde) para fazer um estudo para que possamos ampliar, também, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF)”, projetou.

Ainda na área da Saúde, o chefe do Executivo estadual disse que vai implantar, neste mês, um sistema de avaliação de atendimento por meio de totens multimídias. “A população vai poder dar uma nota para qualificar o atendimento naquela unidade, seja num hospital, numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou num Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs)”, afirmou.

Participação

Na transmissão, o gestor estadual respondeu a críticas, elogios e perguntas dos seguidores de sua página no Facebook. A moradora de Parambu, Adna Vieira, por exemplo, agradeceu a atenção do Governo do Ceará para com o município no que tange aos cinco casos de meningite registrados na cidade do Sertão de Inhamuns. “O secretário Henrique Javi esteve ontem no município, onde fez uma reunião com a equipe de saúde da cidade, e autorizou a vacinação dos moradores. São 23 mil doses disponibilizadas. O Governo do Ceará está comprometido em garantir a saúde daquela população”, assegurou. As vacinas vão reforçar a vacinação de rotina da população de 7 a 49 anos do município.

O morador de Canindé, Rafael Freitas, questionou o governador sobre a distribuição das areninhas no interior do Estado. “Serão 32 areninhas no Interior e a previsão é de que este número suba para 40, e Canindé será beneficiada”, garantiu o chefe do Executivo.

Em relação à infraestrutura, o morador de Maracanaú Pádua Freitas pediu ao governador a finalização das obras do Anel Viário. “A obra já está licitada, estamos aguardando a assinatura da construtora. A expectativa é de que (a assinatura) seja neste mês”, respondeu Santana.

Agenda

Durante a transmissão, o governador lembrou, ainda, que a Barragem do Cocó será inaugurada nesta quarta-feira (7). O equipamento vai conter o transbordamento de água em bairros que ficam às margens do rio Cocó, principalmente no período de quadra chuvosa. A agenda também conta com a visita do ministro Leonardo Picciani (Esportes) no Centro de Formação Olímpica do Ceará, em Fortaleza, nesta quinta-feira (8).

Além disso, Santana também enfatizou que a visita em Brasília tem como principal foco a discussão sobre o andamento de obras hídricas, como a Transposição do rio São Francisco. “Estou articulando com outros quatro governadores do Nordeste para que a gente possa fazer uma à ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, para pedir celeridade na obra”, afirmou.

Confira a transmissão na íntegra aqui.

06.06.2017