União intersetorial fortalecerá as políticas sobre drogas em Caucaia

7 de junho de 2017 - 09:36 # # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br www.spd.ce.gov.br Facebook: spdceara Twitter: @spdceara

SPD oferecerá apoio técnico ao município para implementação de ações

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça a parceria com o governo municipal e representantes da sociedade civil de Caucaia para o fortalecimento das políticas sobre drogas. A pasta oferecerá apoio técnico para a implementação de ações de estruturação e iniciativas preventivas às drogas, bem como no âmbito do acolhimento e tratamento dos usuários.

A primeira iniciativa acordada é a colaboração da SPD na retomada das atividades do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Caucaia. A Secretaria contribuirá na elaboração do regimento e na formatação do plano de ações do colegiado. Os membros da esfera governamental já foram definidos, enquanto os integrantes da sociedade civil serão apresentados até o início do mês de julho próximo.

A partir da composição definitiva do Compod de Caucaia, a SPD também colaborará no processo de mapeamento e na realização de visitas às Comunidades Terapêuticas (CTs) localizadas no município. Hoje, são mais de 50 instituições do tipo instaladas em Caucaia, abrigando cada uma, em média, 30 pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Deste total, apenas quatro estão regularizadas junto à administração municipal e à vigilância sanitária. Nenhuma delas tem contrato de prestação de serviços de acolhimento com a SPD.

Os encaminhamentos das primeiras atividades em parceria foram acertados durante reunião intersetorial realizada na manhã da terça-feira, 6, na sede da Secretaria de Saúde de Caucaia, com a participação da vice-prefeita municipal, Lívia Arruda; e do titular da Saúde municipal, Moacir Soares. Também estiveram presentes representantes das pastas municipais do Trabalho e Desenvolvimento Social, CAPS AD, Centro Pop, Saúde Mental, Vigilância Sanitária e Comunidades Terapêuticas (CTs) situadas em Caucaia.

A SPD foi representada no encontro pelo secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Cláudio Saraiva; que esteve acompanhado pelas coordenadoras de Políticas sobre Drogas e de Interlocução interinstitucional da pasta, Alessandra Pimentel e Lidiane Rebouças, respectivamente; além da assessora técnica Ana Paula Albuquerque.

Na oportunidade, Cláudio Saraiva enalteceu a importância do diálogo e da parceria da SPD com a Prefeitura de Caucaia e a sociedade civil para a implementação e desenvolvimento das políticas sobre drogas no âmbito municipal. “A integração intersetorial proporcionará que mais vidas sejam salvas da dependência química”, ressaltou. A vice-prefeita Lívia Arruda destaca a união de esforços em prol de uma causa justa e necessária, que é a prevenção às drogas, aliada ao acolhimento e tratamento digno aos dependentes.