Hospital Waldemar Alcântara é reconhecido por excelência em gestão

8 de junho de 2017 - 11:50 # #

Assessora de Comunicação do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara Luciana Castro (85) 3216-8335/ 98970-4300

Após sofrer um acidente de motocicleta e perder os movimentos do corpo, a jovem Erica Pereira, 15 anos, passou a ser acompanhada pelo Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública do Governo do Estado do Ceará. Há dois anos fazendo parte do programa, ela ressalta que o serviço do hospital fez toda a diferença na recuperação. “Tudo no Hospital Geral Waldemar Alcântara é muito bom, todos são muito atenciosos, mas pra mim, a adaptação da nova rotina em casa foi o ponto forte do atendimento. Eles me acompanham e hoje já consigo fazer algumas coisas sozinha”, conta.

Iniciativas como essa e a qualidade do serviço prestado pelo HGWA foram reconhecidas como de Excelência por meio do nível III no último dia 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título de Acreditado com Excelência conquistado pelo Hospital homologa requisitos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, além da gestão integrada com uma cultura organizacional de melhoria contínua.

O HGWA é o único hospital público de Fortaleza Acreditado com Excelência e, juntamente com o Hospital Regional do Cariri, ambos do Governo do Estado do Ceará, certificado com este selo no estado. No Brasil apenas 16 hospitais públicos possuem esse nível de certificação, três estão localizados no Nordeste, sendo dois no Ceará. “A Acreditação é a coroação de todo o trabalho que a gente faz pelo paciente, porque ele é o foco do nosso cuidado. Esse é um reconhecimento externo à qualidade do atendimento”, ressalta Fernanda Netto, diretora geral do HGWA.

Desde 2005, o Hospital Waldemar Alcântara mantinha a Acreditação Plena alcançando a Excelência na última semana. Para a Diretora Geral do Hospital, esse período foi necessário para a integração e o amadurecimento da unidade. “Hoje nós estamos muito mais maduros e focados nos nossos objetivos”, diz a diretora.

Para Marina Porto, assessora da Qualidade, o desafio da Acreditação Nível III foi demonstrar os ótimos resultados já conquistados pelo Hospital. “O nível de excelência exige a melhoria contínua das práticas, nós já fazíamos isso, só que uma metodologia diferente da exigida pela ONA. Nós não tivemos que implantar novas práticas para alcançarmos os resultados esperados, fizemos apenas o alinhamento das metodologias específicas”, conta.

Acreditação

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, exclusiva para instituições de Saúde. O Sistema de Acreditação é uma metodologia reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo concedida pela Organização Nacional de Acreditação.

A metodologia apresenta três níveis: Acreditado (nível I), Acreditado Pleno (nível II) e Acreditado com excelência (nível III). As visitas para manutenção dos certificados são feitas regularmente, a cada 8 ou 12 meses.

08.06.2017