Dragão: Paula Tesser é uma das atrações do Forró da Praça nesta quinta (15)

14 de junho de 2017 - 11:10 #

Luar Maria Brandão Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar Telefones: +55 85 3488.8625/ +55 85 98970.8081

A quadrilha improvisada foi um dos momentos marcantes da noite (foto: Luiz Alves)

Na última quinta-feira (8), o chamego do arrasta-pé, a alegria da quadrilha improvisada e música junina muito bem tocada marcaram a estreia do Forró da Praça, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação que celebra os mais tradicionais e saudosos estilos do nosso forró contou com a presença da rainha do Forró das Antigas, Rita de Cássia, fazendo participação especial junto d’Os Muringa. Antes, às 19h, os DJs do Borogodó Sistema Estereofônico aqueceram o público para a noite.

Mas quem não pode curtir a estreia não desanima que nessa semana tem mais. Imerso no clima junino, com direito a decoração de São João e comidas típicas, o Forró da Praça seguirá durante as quintas-feiras de junho, sempre das 19h às 23h, na Praça Verde do Dragão. Na noite desta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi, a instrumentista Nicinha do Acordeon e a cantora Paula Tesser acompanham o forró do quarteto Os Muringa. O acesso é gratuito.

Abrindo todas as noites de Forró da Praça, o Borogodó Sistema Estereofônico, composto por Daniel Goiana e Selekta Fisherman, passeia pela imensidão sonora brasileira, indo do rojão, forró e baião ao carimbó. Logo depois, o grupo de forró Os Muringa chega celebrando a cultura nordestina através do forró tradicional. Com muita alegria e descontração, eles tocam desde o pé-de-serra para arrastar o pé agarradinho até o forró mais agitado que guiará a quadrilha improvisada. “Tem Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Falamansa, Dorgival Dantas e muito Forró das Antigas”, garante Ráu Rocha, sanfona e voz da banda.

Nesta quinta-feira (15), as convidadas especiais Paula Tesser e Nicinha do Acordeon empresta seus estilos ao forró d’Os Muringa. A cantora franco-cearense Paula Tesser traz um pouco do projeto “Forró de Cabo a Rabo”, que faz um passeio através dos nomes que integraram os vários tipos de forró produzidos no Nordeste, assim como composições de autores e músicas contemporâneas da cena cearense.

Natural de Sobral (CE), Nicinha do Acordeon é considerada uma das melhores sanfoneiras do Brasil, tendo já dividido o palco com nomes como Elba Ramalho e Dominguinhos. Para o Forró da Praça, a instrumentista endossa o coro com sua sanfona e letras que militam pela igualdade de gênero.

Nas próximas quintas-feiras, serão os artistas convidados: Néo Pinéo e Mel Mattos, no dia 22; e Daniel Groove e Di Ferreira, no dia 29. “É muito importante que um centro cultural do porte e relevância do Dragão do Mar valorize, com uma programação ainda que sazonal, um gênero tão tradicional da música cearense, que é o forró, promovendo ainda uma feliz troca entre o autêntico forró e os novos nomes da cena musical do Ceará”, explica o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.

Segundo o diretor, a partir deste ano, o Forró da Praça será realizado todo mês de junho, na Praça Verde do Dragão, seguindo o formato do Bloco Chão da Praça, programação que já entrou no calendário do Pré-Carnaval de Fortaleza. O acesso ao Forró da Praça é totalmente gratuito. Assim como em todas as programações realizadas na Praça Verde, quando há venda de bebidas alcoólicas, a classificação etária é de 18 anos de idade, conforme orientação da Justiça do Estado. Não será permitida a entrada com bebidas.

Programação
Dia 15/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Nicinha do Acordeon e Paula Tesser
Dia 22/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Mel Mattos e Néo Pinéo
Dia 29/06
Borogodó Sistema Estereofônico e Os Muringa convidam Daniel Groove e Di Ferreira

/// MAIS INFORMAÇÕES

BOROGODÓ SISTEMA ESTEREOFÔNICO
Devaneio nascido de uma quimera, percorrendo as estradas sonoras da música brasileira. Uma antropologia capaz de misturar diferentes vertentes num só caldeirão de ritmos e texturas originárias do cancioneiro popular.

A beleza de melodias fortes em cima de batidas percussivas, são apenas o tempero para a amplificação que nos propomos a modular. Nosso laboratório são sebos e feiras nas quais garimpamos e descobrimos a riqueza que a música brasileira foi, é e tem sido.

Queremos ser mais uma ponte que inspire e traga o gosto da ginga e do suingue que só a música do Brasil contém. Operando o sistema, Selektah Fisherman e Daniel Goiana vem para fazer a pista sentir o peso da carga máxima sonora tupiniquim. “Nós somos cachaça pra se beber”. Sejam bem-vindos a essa viagem, apertem os cintos que são muitas rodovias rítmicas a serem percorridas.

OS MURINGA

Criado em 2009, Os Muringa é um grupo de forró formado por quatro jovens amigos que se uniram com um ideal em comum: difundir a cultura nordestina através do autêntico forró. É formado por Ráu Rocha na sanfona e voz, Hailton na zabumba, Ednardo no triângulo e Alysson Vidal na flauta e sax. Os Muringa vêm de forma irreverente expandir a musicalidade nordestina com muita alegria e descontração em suas apresentações.

O objetivo dos Muringa é fazer um forró jovem sem deixar de lado o regionalismo. O grupo tem o xote como um de seus principais ritmos e suas canções denotam o amor, a saudade, a paixão, a vida, a felicidade etc. Em 2010, lançaram seu primeiro CD, chamado “Meu forró é pé de serra”, com algumas canções autorais e interpretações de outros compositores.

Já em 2011, lançaram o segundo cd intitulado “Os Muringa i é bom”, atualmente a banda gravou seu último CD, chamado “Os Muringa – forró universitário com pós-graduação”. Atualmente, a banda é uma das mais conhecidas em Fortaleza. Vem se apresentando nas principais casas de forró da cidade e programas de TV. Suas influências são Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Dominguinhos, Alceu Valença, Petrúcio Amorim, Dorgival Dantas, Falamansa, Rastapé, Flavio José, Luiz Fidelis, Santana, entre outros.

 

SERVIÇO

Forró da Praça 2017

Quando: dias 8, 15, 22 e 29 de junho (às quintas-feiras)
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Hora: das 19h às 23h
Acesso gratuito
Classificação etária: 18 anos
Não será permitido o acesso com bebidas
Marque presença no evento: https://www.facebook.com/events/forrodapracanodragao