Transplante cardíaco: Hospital de Messejana capacita profissionais de outros estados

14 de junho de 2017 - 11:32 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana Milena Fernandes (85) 3101-4092 / 988413091

Referência em transplantes de coração e de pulmão, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará, também se destaca nas áreas de ensino e pesquisa. No ano em que se comemora 20 anos de transplantes cardíacos no Ceará, a equipe de profissionais do HM, realizará mais um módulo presencial do Projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana. A capacitação será realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Hotel Diogo, em Fortaleza.

Este será o décimo módulo da Tutoria. Cerca de 60 profissionais de saúde de cinco hospitais do Brasil, selecionados pelo Ministério da Saúde, estão inscritos no Projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. As aulas teóricas e práticas vão abordar técnicas de transplantes de coração e implante de coração artificial.

O tema principal desta etapa do treinamento será a capacitação das equipes multidisciplinares (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas) para uma grande atenção com o pós-operatório dos transplantes. Entre algumas palestras estão: “Profilaxia e controle de infecção no pós-operatório imediato”, com Braulio Matias, “Protocolo de acompanhamento ecocardiográfico”, com Sandra Falcão, “Análise de Fatores de Risco para Mortalidade no Transplante Cardíaco”, com João David de Souza Neto, médicos cardiologistas do Hospital de Messejana. Além das palestras, haverá também apresentações de casos clínicos e outras atividades.

O Projeto Tutoria em Transplante Cardíaco é resultado de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Teve início em dezembro de 2015 e deve ser concluído até o final de 2017 ou início de 2018. O treinamento tem duração total prevista de 2 anos e já tem assegurado um orçamento de R$ 4,5 milhões, recursos do Ministério da Saúde.

“Os 60 alunos da Tutoria que estão sendo treinados pelo Hospital de Messejana vão, num futuro próximo, colaborar com a implantação de novos serviços de transplantes cardíacos em seus estados, melhorando assim o número de transplantes cardíacos realizados no Brasil, contribuindo com a estatística do Sistema Nacional de Transplantes”, declara o diretor do Projeto e cirurgião cardiovascular, Juan Mejía. De acordo com ele, algumas das equipes já começaram a transplantar em seus estados antes mesmo da conclusão das aulas da tutoria.

Dentre os participantes do projeto de Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana estão profissionais de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Serão treinados para realizar o transplante de coração, profissionais de cinco grandes hospitais brasileiros: Hospital Ana Nery (BA), Hospital Universitário de São Luís (MA), Hospital Meridional de Vitória do Espírito Santo (ES), Hospital dos Servidores Federais do Rio de Janeiro (RJ) e o Instituto do Coração de Natal (RN). Trinta profissionais do Hospital de Messejana estão envolvidos na realização do curso, que tem professores brasileiros e de outros países.

Serviço:

Tutoria em Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana
Período: 16 de junho (19h às 22h); 17 de junho (8h às18h); 18 de junho (8h às 11h)
Local: Hotel Diogo – Av. Monsenhor Tabosa, 1716, Meireles, Fortaleza, Ceará