Governo do Ceará fortalece vínculo com a Hungria nas áreas da cultura e educação

20 de junho de 2017 - 18:55

Thiago Sampaio Repórter / Célula de Reportagem Foto: Tiago Stille / Governo do Ceará

O Governo do Ceará, através do secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, recebeu na tarde desta terça-feira (20), no Palácio da Abolição, uma comitiva da Hungria para discutir um conjunto de ações culturais e educacionais entre o Estado e o país da Europa.

“Essa parceria começou quando alunos nossos da Computação foram para a Hungria pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Como temos um professor húngaro há 25 anos, nós aumentamos esse vínculo. No ano passado, trouxemos um grupo de cultura húngara para se apresentar. Existe um interesse do Ministério da Cultura da Hungria para levar um grupo de folclore, arte cearense para lá também”, explica Jackson Sampaio.

O reitor da Uece explica que o próximo passo da parceria é a criação um núcleo de Língua e Cultura da Europa Central na Uece. “Estamos criando uma cadeira de Professor Leitor, trazendo docentes de lá para cá pelo período de um ano, a ser renovável. Eles criaram um grupo chamado Visegrád, unindo Hungria, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e República Tcheca, em que a partir daí, vamos aumentar vínculo também com esses países”.

O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, destacou que o Governo do Ceará está à disposição para novas trocas de experiências. “Em nome do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela, agradeço a presença de vocês e vamos conversar, junto ao secretário da Educação, Idilvan Alencar, do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, para vermos medidas para a continuidade desse intercâmbio tão bem sucedido”, disse.