Semana da Diversidade Sexual: Coordenadoria LGBT dá início à programação na 18ª Parada pela Diversidade Sexual no Ceará

26 de junho de 2017

Ana Carolina Carvalho Gabinete do Governador 3133.3717 / 3718

Cores, muita música e militância. Desta forma, com a participação de milhares de pessoas, teve início a semana da diversidade sexual realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT. As ações começaram neste domingo (25), na 18ª Parada pela Diversidade Sexual do Estado. Com o tema “A Parada é nas ruas! 18 anos construindo Resistências e Lutas por democracia e contra o LGBTcídio”, a luta chega à maioridade celebrando conquistas e encarando desafios.

Para o coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, Narciso Júnior, momentos como esse são de fundamental importância para orientar a população LGBT sobre os avanços conquistados no Estado do Ceará. “A partir de hoje estamos abrindo a semana da diversidade sexual. Trouxemos material para orientar a população LGBT desses avanços e também orientar as pessoas que podem estar procurando equipamentos que assegurem contra a LGBTfobia no nosso Estado.”

O material também ajuda a combater o preconceito que, na maioria das vezes, acontece por falta de informação e respeito ao próximo.

A assistente de produção Monique Moura participa da parada pela segunda vez. Para ela essa é uma oportunidade de buscar uma sociedade mais tolerante. “Eu sou heterossexual, mas acho muito importante apoiar e lutar pela causa, contra a lgbtfobia. Estou aqui para falar para as pessoas que amor é amor, não importa o tipo. Todos somos iguais. Viva a liberdade de ser quem é.”

A instituição espírita Casa da Caridade esteve presente na 18ª Parada pela Diversidade Sexual do Estado. Para Roberto Ferreira Barbosa, conselheiro da Casa da Caridade, momentos como esse são formas de ensinar o amor e respeito às diferenças. “Lá na Casa da Caridade temos várias pessoas que trabalham conosco que são gays, lésbicas, transsexuais. Trouxe hoje minhas filhas para participar desse momento. Acho importante, pois se um dia a sexualidade delas se apresentar de forma diferente elas saberão que não existe problema algum nisso. Vão se sentir seguras em saber que a família irá respeitá-las em tudo.”

O coordenador de projetos sociais do Grab, Dário Bezerra, destacou a maioridade da parada da diversidade sexual do Estado e a importância desses 18 anos de militância, resistência e visibilidade. “A importância nesses 18 anos é levantar as bandeiras políticas da população LGBT. A população precisa de visibilidade e políticas públicas estruturantes que mudem a vida das pessoas.”

Sobre as políticas públicas, Narciso Júnior, coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT do Ceará, destacou o respeito ao uso do nome social por travestis e transsexuais no Governo, assistência jurídica e psicossocial no Centro de Referência em Direitos Humanos e garantia do nome social em Boletins de Ocorrência.

Confira a programação:

27/06 – Terça-feira

08 horas – Arraiá GBT Irmã Imelda Lima Pontes
Local: Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes – Aquiraz
* destinado as detentas da unidade

28/06 – Quarta-feira

08 horas – Seminário: Educação e Diversidade Sexual no Plano Estadual de Combate à LGBTFobia
Local: Auditório da Secretaria da Educação do Estado do Ceará
* destinado aos gestores de escola e profissionais da rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará

15 horas – Lançamento do nome social nos Boletins de Ocorrência e Implantação do Grupo de Trabalho Segurança Pública LGBT
Local: Auditório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social
*aberto ao público

29/06 – Quinta-feira

Município de Apuiarés
09 horas – Palestras Escolares – “Bullying e nome social; Questão de Direitos nas Escolas”
Local: Escola Matilde B. Gois
* destinado aos alunos e profissionais da escola

14 horas – Palestras Escolares – “Bullying e nome social; Questão de Direitos nas Escolas”

Local: Escola São Sebastião
* destinado aos alunos e profissionais da escola
19 horas – Cine For Rainbow
Local: Praça Joaquim Paraiba
*aberto ao público

30/06 – Sexta-Feira

21 horas – Ato show alusivo ao dia 28/06 (dia do orgulho LGBT)
Local: Praça Joaquim Paraiba
*aberto ao público

01/07 – Sábado

13:30 horas – Seminário de formação em segurança pública e população LGBT: Respeitando a diversidade pela defesa da dignidade humana
Local: Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO)
* destinado aos candidatos aprovados no último concurso para praças da Polícia Militar do Ceará

05/07 – Quarta

14 horas – Cine diálogo
Local: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa
* destinado as detentas da unidade

15 horas – Roda de Conversa: Vivências do cotidiano das mulheres lésbicas do Instituto Penal Feminino (IPF)

07/07 – Sexta

Município de Barreiras
18:30 horas – Cine debate LGBT – Desconstruindo preconceito, fortalecendo a militância
Local: Auditório da Associação Barreirense Amigos Solidários
*aberto ao público

08/07 – Sábado

Município de Acarape
16:30 horas – Concentração na Parada pela Diversidade Sexual de Acarape com entrega de material promocional educativo para prevenção de crimes de LGBTfobia e de prevenção a IST/AIDS

21 horas – Ato show alusivo ao dia 28/06 (dia do orgulho LGBT)
Local: Praça Joaquim Paraiba
*aberto ao público